Início Aviação Militar

Com sobrevoo de KC-390 com 4 F-39 Gripen, Comando de Preparo da FAB recebe novo Comandante

Imagem: Força Aérea Brasileira

Na última segunda-feira (8), foi realizada a cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante de Preparo, na Base Aérea de Brasília. O Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida transmitiu o cargo de Comandante do Comando de Preparo (COMPREP) ao Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic.

Segundo informou a FAB, a solenidade, que contou com grande desfile aéreo (vídeo ao final da matéria), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, dentre outros convidados civis e militares.

Durante a solenidade, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno falou sobre a história do COMPREP, destacando a força coletiva dos homens e das mulheres que compartilham do propósito de preparar para o emprego os meios Aeroespaciais e de Força Aérea a fim de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional. O Comandante finalizou suas palavras parabenizando o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida pelos serviços prestados e dando as boas-vindas ao novo Comandante de Preparo.

Manifesto meu mais sincero reconhecimento e agradecimento ao Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida pela forma cuidadosa, criteriosa e objetiva como conduziu o preparo dos meios aeroespaciais de nossa Força. Obrigado pelo brilhante desempenho. Prezado Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic, expresso minha total confiança de que, à frente deste grande Comando, você dará continuidade aos profícuos caminhos trilhados por seu antecessor. Sua vasta e diversificada experiência permitirá a construção de soluções seguras e objetivas para o enfrentamento das complexas questões inerentes a desafiadora etapa que agora se inicia”, finalizou o Comandante.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida desejou sucesso ao novo Comandante e falou sobre o seu novo ciclo como chefe do Estado-Maior. “Tenho imensa satisfação por passar por essa oportunidade de ter comandado o Comando de Preparo, um grande desafio. Desejo muito sucesso ao novo Comandante, pois é uma missão essencial para o desenvolvimento da Força Aérea. Sigo para a Chefia do Estado-Maior e colocarei todo meu empenho nessa nova jornada”, afirmou.

Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida pessoal e profissional. Assumir esse Comando tão importante para a Força Aérea Brasileira onde somos responsáveis pelo preparo, pela dedicação, pela doutrina de cada tripulante, de cada infante que protege nosso país, dedicados à soberania do espaço aéreo. Estou muito agradecido e honrado”, ressaltou o novo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic.

Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic e Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida – Imagem: Força Aérea Brasileira

Passagem de Liderança em Voo

Na segunda-feira (08/01), foi realizada a cerimônia militar de passagem de Liderança em Voo do Comando de Preparo (COMPREP), em Anápolis. Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida, a bordo de um F-5, passou o cargo de Comandante de Preparo para o Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic, a bordo de um A-1.

A solenidade contou ainda com o sobrevoo de 1 KC-390, acompanhado de 4 caças F-39E Gripen, 2 caças A-1M AMX, 2 F-5EM, 1 SC-105 Amazonas e Embraer E-99M para reforçar que a operacionalidade pulsa no dia a dia do COMPREP.

Novo Comandante

O Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic é natural de São Paulo, capital. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 05 de março de 1979. Possui todos os cursos acadêmicos de carreira, 5 mil horas de voo em 15 tipos de aeronaves, chefiou e conduziu diversas Organizações Militares da FAB.

COMPREP

O Comando de Preparo tem como missão principal preparar para o emprego os Meios Aeroespaciais e de Força Aérea sob sua responsabilidade, a fim de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional. Dessa forma, a Organização Militar tem como visão ser reconhecida pela excelência na administração dos macroprocessos finalísticos de gestão e de suporte, a fim de preparar as equipagens, tornando-as capazes de realizar Ações de Força Aérea em cenários específicos, na dimensão adequada e no momento oportuno.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Sair da versão mobile