Início Aviação Militar

Com tripulante portuguesa, OTAN faz primeiro voo de avião E-3 somente com mulheres

Divulgação – OTAN

Uma militar da Força Aérea Portuguesa participou num voo histórico da OTAN ao integrar uma tripulação totalmente feminina num avião E-3. O voo, concretizado na sexta-feira, 9 de fevereiro, esteve inserido numa missão regular da NATO Airborne Early Warning and Control Force (AWACS) em apoio às atividades de vigilância.

Os militares que integram aquela força da OTAN são provenientes de diversos países que integram a organização, operando a partir da Base Aérea em Geilenkirchen, na Alemanha.

Este voo foi realizado pelo E-3 Sentry, versão com radar aéreo do jato civil Boeing 707, operado em conjunto por vários países da OTAN.

Divulgação – OTAN

A portuguesa Sargento-Ajudante Carla Miguel encontra-se em missão desde março de 2020 ao serviço da OTAN, depois de uma carreira dedicada à Esquadra 501 – “Bisontes”, enquanto Engenheira de Voo do avião C-130H. Ela cumpriu este voo no E-3 Sentry também na mesma função.

De acordo com o Resumo dos Relatórios Nacionais dos Membros da OTAN e das Nações Parceiras, a porcentagem média de mulheres nas forças armadas da Aliança mais do que duplicou desde 1998.

No que diz respeito à Força Aérea Portuguesa (FAP), a percentagem de mulheres tem vindo a aumentar paulatinamente, sendo o ramo militar português com mais mulheres militares, cerca de 20% do efetivo.

Com Informações da FAP e da OTAN

Sair da versão mobile