Com um incêndio em sua trajetória, celebra 25 anos o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo e Telemática do Rio de Janeiro – DTCEATM-RJ

Imagem: DTCEATM-RJ

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo e Telemática do Rio de Janeiro (DTCEATM-RJ), unidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que completou 25 anos no último dia 10 de agosto.

A ativação do então Destacamento de Proteção ao Voo e Telemática do Rio de Janeiro (DPVTM-RJ) ocorreu em 10 de agosto de 1998, por meio da Portaria n° 509/GM3.

Um legado de grandes líderes e liderados encarregados da nobre missão de “gerenciar e executar as atividades de logísticas de manutenção e de operação relacionadas aos sistemas de energia, de climatização, de proteção contra incêndio e de comunicação sob sua responsabilidade; e prover os serviços de tecnologia da informação atribuídos pelo DECEA”.

Atualmente sob o comando do Major Engenheiro Israel Cordeiro dos Santos Rocha, o destacamento celebrou seu aniversário no auditório Santos Dumont em cerimônia presidida pelo Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto.

Em seu discurso, o Maj Eng Israel C. S. Rocha homenageou aqueles que, com dedicação e perseverança, construíram um grande legado, superando inúmeros desafios, como o incêndio ocorrido em 13 de fevereiro de 1998 no aeroporto Santos Dumont.

Sobre esse episódio, o Maj Israel proferiu em seu discurso:

“O incêndio começou por volta de 1h30 da manhã e às 9h da manhã, a equipe liderada pelo então Tenente-Coronel Anselmo Duarte Ferreira, o primeiro comandante do então DPVTM, já havia restabelecido a rede de telecomunicações, a energia elétrica e toda estrutura operacional já estava normalizada.

Sobre a atuação de sua equipe, o Cel Duarte me escreveu, abre aspas: Naquele momento, eu tive a absoluta certeza que tinha junto a mim, um grupo capaz de superar qualquer desafio. Foram quatro anos de muito trabalho e de uma constante troca de conhecimentos, em que, com toda certeza posso afirmar, nunca aprendi tanto. Naquela época, os que participaram de toda essa caminhada e os que foram incorporados durante o transcorrer desses quatro anos sob meu comando, fizeram parte de um seleto grupo de homens e profissionais que dignificam o trabalho da Força Aérea. Fecha aspas.”

Esse é o espirito da equipe de telemática do DECEA, que ao longo desses 25 anos deixou uma “marca indelével em nossa história e lançaram os alicerces sobre os quais repousa o êxito do DTCEATM”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Lisboa terá voos da Korean Air, os únicos a ligarem a...

0
Estes voos charter regulares são os únicos sem escalas entre o Nordeste da Ásia e Lisboa. Sem eles, os viajantes têm de fazer conexões em