Com visita a diversas aeronaves, alunos do CAED realizam estudo interdisciplinar na Base Aérea de Anápolis

Imagem: Escola Superior de Defesa

Alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED 2024), além de representantes do corpo permanente da Escola Superior de Defesa (ESD), realizaram um Estudo Interdisciplinar de Campo na Base Aérea de Anápolis (BAAN), que é considerada a mais estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB). A atividade ocorreu nesta quarta-feira (08/05).  

Na oportunidade, o Comandante da Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho, proferiu uma palestra explicando o papel da BAAN para a defesa do país e, ao final, comentou sobre a importância do Estudo Interdisciplinar de Campo.

É uma honra recebermos os alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa. Eles puderam conhecer os projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira. E aqui eles puderam entender a verdadeira missão da Base Aérea de Anápolis, atuando diretamente no Defender, Controlar e Integrar”, destacou o Coronel Vinicius.

Na ocasião, a comitiva conheceu, ainda, os Esquadrões Aéreos que operam na Organização Militar, bem como o avião multimissão KC-390 Millennium, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus; o caça F-5M e o moderno simulador do F-39 Gripen, usado na maioria das instruções dos pilotos do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar.

Além disso, foram apresentadas as aeronaves do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião: E-99 e R-99, voltadas para tarefas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, além de Ações de Alerta e Controle em Voo.

Durante a atividade, também foi apresentado o simulador de Artilharia Antiaérea e o Alerta de Defesa Aérea (ALEDA), operados pelo Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea (3º GDAAE).

Segundo Felipe Barbi Chaves, aluno do CAED e servidor da Agência Nacional de Mineração, foi importante conhecer as instalações da Base Aérea de Anápolis. “Esse Estudo é necessário para conhecermos de perto uma Unidade operacional das Forças Armadas, no caso, da FAB, pronta para fazer a defesa do espaço aéreo brasileiro”, declarou.

O Capitão de Mar-e-Guerra Alexandre Pinheiro Gadelha, aluno do CAED, também comentou sobre a importância de participar da atividade. “Pudemos perceber aqui in loco a ponta de lança da Defesa Aérea Brasileira e conhecer mais claramente alguns conceitos da interoperabilidade entre as Forças Armadas”, pontuou.

CAED

O objetivo do Curso de Altos Estudos em Defesa da ESD é desenvolver competências em matéria de Segurança, Desenvolvimento e Defesa, a partir de estudos sobre a realidade brasileira e seu entorno, priorizando os interesses da Defesa Nacional, a fim de propiciar a profissionais de direção e assessoria superior, instrumental teórico-prático útil à formulação de políticas e estratégias no campo da Defesa, em sentido amplo.  

Nesta edição, a turma do CAED é composta por 107 alunos, sendo 55 militares das Forças Armadas, três militares das Forças de Segurança Pública, 44 civis, além de cinco alunos de Nações Amigas: Angola, Argentina, Estados Unidos, Guatemala e Índia. Os alunos são provenientes de 42 instituições e órgãos da administração pública federal e dos estados. A turma possui 17 mulheres, sendo uma militar das Forças Armadas, uma das Forças de Segurança Pública e uma das Nações Amigas.  

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias