Comandante de A380 da Emirates ignorou duas vezes o copiloto antes de pousar torto e sair da pista

Um Airbus A380 da Emirates protagonizou um incidente grave na pista de pouso do Aeroporto Internacional Changi, em Cingapura, ocasionado pela desatenção do comandante à chamada de “arremeter” proferida pelo copiloto, segundo um relatório do Escritório de Investigação de Segurança de Transporte (TSIB).

O ocorrido se deu em 2 de março de 2023, às 14h27 no horário local, durante uma forte tempestade com a aeronave de matrícula A6-EVJ, procedente de Dubai. Durante a aproximação ILS à pista 02L, começou uma precipitação intensa, relatada pelo comandante como causadora de interferências em seu controle do avião.

Ao desacoplar o piloto automático a cerca de 180 pés, a aeronave adquiriu uma movimentação direita, em relação à linha central da pista. Mesmo percebendo o desalinhamento, o piloto no comando considerou ser possível executar um pouso seguro.

A 30 metros acima da pista o copiloto instruiu ao comandante para arremeter, mas teve como resposta um “não, está tudo bem”, e o comandante resolveu prosseguir com a aterrissagem. O copiloto tentou comunicar novamente a necessidade de abortar o pouso, lançando a mensagem pela segunda vez seguida, porém o comandante alegou não ter ouvido a repetição. O toque aconteceu fora do eixo central da pista.

Embora o episódio não tenha resultando em feridos, tanto entre tripulantes quanto passageiros, houve danos a luzes laterais da pista e um pneu da aeronave ficou furado por conta desse contato não previsto.

Após o ocorrido, a Emirates tomou providências, como disseminar os detalhes do incidente entre as tripulações em 17 de março e inserir um estudo de caso sobre o evento no treinamento recorrente dos pilotos.

Além disso, durante treinamentos anuais de CRM e técnicos, a Emirates reforça para as equipes que, uma vez que o piloto monitorando (no caso acima, era o copiloto) comanda a “arremetida”, ela deve ser efetuada imediatamente. O relatório completo pode ser visto no site da autoridade de Cingapura, neste link.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias