Início Segurança Pública

Comando de Operações Aéreas de Rondônia realiza simulado de emergência aeronáutica

Imagem: CBMRO

O Comando de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) realizou, no dia 5 de abril, um simulado de emergência aeronáutica com o objetivo de testar e aprimorar o Plano de Resposta a Emergência (PRE) da Unidade Aérea Pública. O exercício teve como foco a aproximação não autorizada de uma pessoa na área de operação do helicóptero de resgate, Resgate 04, localizado no Aeródromo Zirondi, na zona rural de Porto Velho/RO.

De acordo com as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é fundamental que a Unidade Aérea Pública possua um PRE ativo para garantir a segurança pública. Em caso de acidente ou incidente aeronáutico, todas as instituições envolvidas na resposta de emergência devem atuar de forma coordenada e eficiente, visando salvar vidas e minimizar danos às instalações aeroportuárias e à aeronave envolvida.

Durante o simulado, foram identificados pontos a serem melhorados quanto a barreiras e defesas na operação diária da Unidade Aérea. Desse modo, observou-se que a experiência foi valiosa para conscientizar todo o efetivo sobre a importância dos cuidados a serem tomados durante o acionamento de uma aeronave, considerando que a ocorrência de panes ou lesões imprevisíveis pode ocorrer a qualquer momento.

Imagem: CBMRO

Um dos aspectos destacados durante o exercício foi o tempo de resposta das equipes. A distância entre o Aeródromo Zirondi e a capital tornou possível avaliar o tempo necessário para o deslocamento de uma viatura do município de Candeias, que é o mais próximo, até o local do aeródromo. Além disso, foi analisado o tempo de resposta no transporte do paciente até o Hospital João Paulo II.

GSO 1° TEN BM Rosineide, da SD BM Regiane e SC Júnior, representantes da Diretoria de Comunicação Social do CBMRO, além de todos os demais oficiais e praças envolvidos no Grupamento de Operações Aéreas. Contou ainda com apoio do aeródromo Zirond, e de instituições e empresas parceiras.

Leia mais:

Sair da versão mobile