Início Aviação Militar

Comboio de aviões militares faz evacuação de estrangeiros no Sudão

A evacuação de pessoal diplomático e cidadãos estrangeiros do Sudão está a todo vapor e dezenas de aviões militares foram para o país africano.

Divulgação – Ministerie van Defensie

Após uma tentativa de golpe de estado por paramilitares, ainda em curso, o país entrou num caos e o aeroporto de Cartum foi pesadamente atacado, com vários aviões comerciais destruídos. Enquanto a situação no país africano é caótica e incerta, países estrangeiros decidiram evacuar seu pessoal durante o cessar fogo que foi estabelecido entre o governo e os paramilitares da RSF.

Os EUA foram um dos primeiros países a mandar pessoal de resgate como adiantado aqui, sendo ao menos 15 voos nas últimas 24 horas, compostos por aeronaves Boeing C-17 Globemaster, Lockheed C-5M Super Galaxy e C-130 Hércules.

Chama a atenção o fato que um AC-130J Ghostrider foi avistado por radares na região. Esta aeronave é um Super Hércules modificado para dar suporte aéreo para tropas no chão, sendo equipado com um canhão de 30mm, outro de 105mm, além de poder levar bombas de pequeno diâmetro e mísseis nas asas.

Ao menos 100 tropas de operações especiais dos EUA acompanharam os aviões, que ficaram em média uma hora em solo, utilizando uma base aérea avançada no Djibuti como ponto de apoio.

Já os países europeus, Canadá e Japão têm utilizado aviões C-17, assim como A400M, jatos executivos Gulfstream e muitos C-130 Hércules, como os Países Baixos divulgaram no vídeo abaixo:

Sair da versão mobile