Começa neste domingo, em Cancún, o grande evento de líderes da aviação Latino-Americana e do Caribe

Foto de Chalabala via Depositphotos (sob licença)

A aviação da América Latina e do Caribe (ALC) estará reunida a partir deste domingo, dia 22 de outubro, até a terça-feira, 24, no principal evento de líderes do setor na região, o “ALTA AGM & AIRLINES LEADERS FORUM”. Cerca de 400 líderes da indústria da aviação, incluindo 40 CEOs de companhias aéreas, estarão presentes.

Tendo como companhia aérea anfitriã a Aeromexico e, neste ano, ocorrendo em Cancún, no México, a Assembleia Geral Anual (AGM, na sigla em inglês) e o Fórum de Líderes das Companhias Aéreas são promovidos anualmente pela Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA).

O AEROIN estará presente no evento, trazendo aos leitores atualizações de conteúdos sobre os principais assuntos abordados e novidades que sejam anunciadas.

A conferência proporciona o palco para CEOs de companhias aéreas, aeroportos, fornecedores, representantes governamentais, meios de comunicação e palestrantes de alto nível se reunirem e discutirem como enfrentar os desafios atuais da indústria e como se preparar para o futuro do transporte aéreo.

O fórum é concebido para estimular o diálogo internacional de alto nível, que se traduz em ações tangíveis para alcançar uma aviação mais segura, mais eficiente e sustentável.

“O ALTA AGM & Airline Leaders Forum é um evento de importância estratégica e consolidada para a aviação na região. É uma oportunidade para os líderes da indústria se unirem e definirem o rumo para o futuro do setor. O trabalho colaborativo é uma máxima para garantir que a região continue avançando em termos de regulamentações mais eficientes que gerem benefícios diretos aos usuários e à população por meio da geração de milhões de empregos e oportunidades, ao meio ambiente, ao avanço tecnológico e em muitos outros temas importantes. Vamos ter este ano participantes de 40 países diferentes e 210 organizações”, afirma José Ricardo Botelho, diretor executivo e CEO da ALTA.

O tema central do ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2023 gira em torno da regulamentação inteligente e do desenvolvimento para a inclusão.

“Na ALTA entendemos a inclusão como um eixo da nossa missão: a aviação é um meio de transporte que resulta na inclusão social, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao transporte mais seguro e eficiente possível, permitindo o desenvolvimento de emprego e oportunidades, e que mais pessoas tenham acesso os bens de que necessitam, além de permitir que pessoas de qualquer cultura, gênero e preferência se juntem às nossas equipes e muito mais”, destaca Botelho.

As necessidades e preferências dos utilizadores do transporte aéreo estão mudando rapidamente, acrescenta Botelho: “A dinâmica dos mercados e da macroeconomia está mudando, razão pela qual a região necessita de regulamentações inteligentes para que o setor permaneça viável e em crescimento. No fórum discutiremos como o setor está preparado para crescer e incluir mais usuários na região, mas também sobre o trabalho necessário para isso”.

Como novidade, a cerimônia de entrega do prêmio Jornalismo de Altura será realizada durante o ALTA AGM & Airline Leaders Forum, premiando quatro jornalistas que desenvolveram materiais informativos de alto nível sobre o setor aéreo, escolhidos por um competente júri de especialistas. Os vencedores serão anunciados no jantar de gala na segunda-feira, 23 de outubro.

“Este ano teremos um evento muito especial. Agradecemos a participação de todos os executivos presentes, que dedicam seu tempo a este evento que estabelece o padrão para o roteiro que transformará a América Latina e o Caribe em uma região cada vez mais competitiva e próspera para os meios de transporte mais seguros e prósperos”, destaca Botelho.

Também faz parte do evento uma área de exposição, que se apresenta como um local chave para a criação de contatos e onde diversas empresas exibem seus produtos e serviços. Entre os expositores estão: Aeromot, Embraer, Boeing, Textron Aviation, Pratt & Whitney, Saab, Lufthansa Technik/Systems e SITA.

Entre os CEOs confirmados, segundo a agenda de conferência e reuniões do evento, estão os membros do Comitê Executivo da ALTA:

– Adrian Neuhauser, CEO da Avianca;

– Andres Conesa, CEO da Aeromexico;

– John Rodgerson, CEO da Azul;

– Tracy Cooper, CEO da Bahamasair;

– Pedro Heilbron, CEO da Copa Airlines;

– Roberto Alvo, CEO da LATAM; e

– Jose Ricardo Botelho, CEO da ALTA.

Além deles, outros CEOs da região também participarão de painéis, como:

– Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART;

– Eduardo Lombana, CEO da Wingo;

– Jose Ignacio Dougnac, CEO da Sky Airline;

– Mauricio Sana, CEO da Flybondi;

– Philippe Bayard, CEO da Sunrise Airways;

– Trevor Sadler, CEO da intercaribbean;

– Maximillian Greif, CEO da Tropic Air;

– Entre outros.

Algumas outras lideranças, tanto da região quanto de outras partes do mundo, também estarão presentes, como:

– Willie Walsh, Diretor General da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA);

– Peter Cerda, Vice-Presidente para Américas da IATA;

– Rafael Echevarne, Diretor Geral do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe (ACI-LAC);

– Tenente-General Márcio Bruno Bonotto, Vice-Presidente do DECEA;

– Tiago Pereira, Diretor da ANAC;

– Ahmet Olmuştur, CCO da Turkish Airlines;

– Entre outros.

Alguns dos assuntos a serem abordados nesta edição do ALTA AGM & AIRLINES LEADERS FORUM são:

– Melhores práticas em matéria de autorregulação do setor: a certificação da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (Abesata) para operadores de serviços de solo;

– O potencial do México como o maior mercado da região da ALC e um dos maiores do mundo, agenda ALTA, contribuições do Fórum ALTA para o país, medidas governamentais para aumentar a competitividade;

– O papel da LAC na aviação global, com Willie Walsh, Diretor General IATA: Questões regulatórias/impostos, Interferência governamental, Sustentabilidade, Rentabilidade e crescimento, Sinais positivos na região;

– Regulamentações inteligentes para ambientes de negócios competitivos: o que a ALC precisa para ser mais competitiva para que as companhias aéreas tenham sucesso em oferecer mais opções aos passageiros? Como fazer isso acontecer?;

– Olhando para o futuro com o Comitê Executivo da ALTA: análise do ano para as principais companhias aéreas da região e projetos;

– Oportunidades de conectividade extra-LAC, com Ahmet Olmuştur, CCO Turkish Airlines: como funciona um dos maiores centros de aviação do mundo, melhores práticas, experiência em sustentabilidade e números de conectividade extra-LAC;

– Perspectivas Econômicas da América Latina e do Caribe, com Laurence Wilse-Samson, economista-chefe PhD da Oxford Economics: o impacto econômico das viagens e turismo na LAC e o papel das companhias aéreas;

– Potencial de matéria-prima da LAC para SAF: barreiras e oportunidades. Disponibilidade de resíduos e matéria-prima de biomassa na ALC; novos caminhos para otimizar a produção de SAF; situação do caminho de descarbonização e conjunto de medidas para atingir as metas de 2050;

– A IA não é mais adiável. Estamos prontos? Como a IA está impactando o atendimento ao cliente, as vendas e as operações?;

– Desafios de conectividade e lições aprendidas: iniciativa One Caribbean para melhorar a conectividade;

– Desafios de carga e cadeia de suprimentos na América Latina e no Caribe: onde estão as melhores oportunidades para nossos países serem mais competitivos nas operações de carga;

– Aprofundamento local: principais desafios que o setor aéreo enfrenta no México, Chile e República Dominicana.

Para mais informações, a ALTA disponibiliza em seu site a página oficial do evento, que pode ser consultada neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

DECEA destaca o trabalho dos Controladores de Tráfego Aéreo na garantia...

0
Em um trabalho ininterrupto, os 3.905 controladores de tráfego aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB) atuam em seus órgãos operacionais.