Começam as obras de requalificação do entorno do Aeroporto de Recife e do antigo terminal de passageiros

Imagem: Google Earth / Edição: AEROIN

A concessionária Aena informa hoje, 19 de janeiro, o início das ações de requalificação do entorno do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, do Recife (PE).

Segundo a administradora do terminal pernambucano, a primeira etapa dos trabalhos, que começa a ser realizada nesta sexta-feira, inclui uma série de intervenções na calçada localizada na Av. Mascarenhas de Morais, no trecho que compreende o final do antigo terminal de passageiros até a Av. Centenário Alberto Santos Dumont. Com isso, da noite desta sexta-feira ao final da tarde do domingo, a faixa de ônibus precisará ser interditada.

Período das atividades:

– Sexta, 19, das 22h às 6h00 do sábado (20)

– Sábado, 20, das 7h às 18h

– Domingo, 21, 6h às 18h

Essa atividade faz parte de um projeto que a Aena denomina como grandioso para o local, que inclui restauração da Praça Salgado Filho conforme o projeto original de Burle Marx. Além de realizar a obra, a concessionária também adotará o espaço. A praça será integrada ao antigo terminal de passageiros.

Hoje degradada, a edificação será totalmente requalificada, tornando-se um espaço de convivência para a população, com praça de alimentação, exposição permanente de obras de arte e modais de transporte terrestre.

Outras melhorias previstas para o local são a implantação de uma ciclofaixa, resultando em mais movimento e acessibilidade à área e ao aeroporto. Também estão programadas a recuperação das calçadas contíguas ao muro do aeroporto, e a sua adequação às normas vigentes, de forma a restaurar a possibilidade de circulação nesse espaço.

Paralelamente, as intervenções vão permitir à Prefeitura do Recife realizar obras de drenagem neste trecho da Av. Mascarenhas de Morais, imprescindível para evitar os constantes alagamentos na área. A requalificação das calçadas, a ser executada pela Aena, tem um importante papel na viabilização dessa melhoria.

Para a realização do projeto, algumas árvores situadas na calçada, no trecho que vai passar pelas intervenções, serão removidas e substituídas por outras espécies. Pelas suas características, essas árvores tanto impedem a requalificação do passeio público, quanto afetam a integridade do pavimento e do muro, devido ao tipo de crescimento de suas raízes.

A Aena finaliza afirmando que as intervenções vão melhorar ainda mais a experiência do passageiro no aeródromo da capital pernambucana, e da população de seu entorno, que passam a contar com mais conforto e mobilidade.

Informações da Aena

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias