
As obras de melhoria no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola (JOI), de Joinville, município mais populoso do estado de Santa Catarina, começam neste mês de setembro, informou ontem, 22 de setembro, a concessionária CCR Aeroportos, administradora do aeroporto desde março de 2022.
A empresa afirma que está empenhada em aprimorar as instalações, criar uma melhor infraestrutura para o desenvolvimento econômico da região norte de Santa Catarina e oferecer uma melhor experiência de viagem aos passageiros.
O anúncio foi feito oficialmente na sexta no aeroporto, pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva, e pelo Gerente Executivo de Aeroportos do Bloco Sul da CCR Aeroportos, Marcius Moreno.

As intervenções estruturais previstas são as seguintes:
– Adequação de RESAs (áreas de escape de segurança nas cabeceiras da pista) à legislação vigente;
– Descomissionamento da taxiway paralela;
– Reforma e ampliação do terminal de passageiros com relocação dos Mamuth’s (sistema ELO);
– Novo pátio de aeronaves para 4 posições C;
– Nova taxiway.
A CCR explica que o objetivo da obra é aumentar a segurança operacional, otimizar a capacidade de atendimento de aeronaves e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros.
O investimento total para essas obras está estimado em R$ 85 milhões. Além disso, esse projeto contribuirá significativamente para a economia local, gerando cerca de 180 empregos diretos durante a fase de construção.
“Joinville tem se destacado entre os 14 aeroportos com voos comerciais sob nossa administração. O crescimento que testemunhamos aqui é notável. No primeiro semestre deste ano, o número de passageiros e voos praticamente dobrou. Isso é um reflexo do compromisso da nossa equipe e da confiança que os passageiros têm em nosso serviço. Com as obras que daremos início no aeroporto, temos a certeza de que vamos atrair mais rotas, mais negócios e contribuir para a integração do norte de Santa Catarina com o resto do país”, disse o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.
A expectativa é concluir esta série de melhorias no aeroporto até o final de 2024. A CCR Aeroportos afirma que se empenhará para minimizar os transtornos aos passageiros durante todo o período de obras.