Início Empresas Aéreas

Comissão Europeia abre investigação sobre a aquisição da Air Europa pelo IAG através da Iberia

Imagem: Air Europa

A Comissão Europeia abriu uma investigação aprofundada sobre a proposta de aquisição da Air Europa pelo IAG através da sua subsidiária Iberia. A comissão tem preocupações de que a transação possa reduzir a concorrência no mercado espanhol. Anunciada em 24 de janeiro, a investigação sugere que a aquisição pode reduzir a concorrência em várias rotas domésticas, de curta e longa distância, de e para a Espanha.

A IAG é uma holding multinacional de companhias aéreas que possui a Iberia, Vueling Airlines e LEVEL na Espanha, bem como a British Airways e Aer Lingus no Reino Unido e Irlanda.

A empresa apresentou à Comissão Europeia uma segunda proposta formal para adquirir a Air Europa em dezembro de 2023, após a primeira ter sido rechaçada pelas autoridades antitruste do bloco, alegando que criaria uma concentração excessiva no mercado. Nesta segunda proposta, a IAG ofereceu garantias que assegurariam uma “forte concorrência em todas as rotas” e inclui a aquisição de 80% da Air Europa, atualmente detida pela Globalia, por 400 milhões de euros.

Em 24 de janeiro, a vice-presidente executiva responsável pela política de concorrência, Margrethe Vestager, disse em um comunicado: “A IAG e a Air Europa são companhias aéreas líderes na Espanha […]. Com a nossa investigação aprofundada, queremos garantir que a transação não afete negativamente os preços ou a qualidade dos serviços de transporte aéreo de passageiros para dentro e fora da Espanha.”

Em particular, a Comissão acredita que esta transação poderia reduzir a concorrência em certas rotas domésticas espanholas, por exemplo, voos entre a Espanha peninsular e as Ilhas Baleares e Canárias, onde não existe alternativa de trem de alta velocidade, mas também rotas de curta distância para cidades europeias e países como Israel, Marrocos, Reino Unido e Suíça.

Finalmente, a Comissão também vê um impacto nas rotas de longa distância entre Madri e as Américas, onde a Iberia e a Air Europa têm um amplo mapa de rotas e enfrentam a concorrência de apenas alguns outros competidores.

Além disso, a Comissão investigará o possível impacto nos slots no aeroporto de Madrid Barajas, os efeitos na conectividade indireta, especialmente nas rotas de longa distância para a América do Sul, e o efeito que a transação terá nas transportadoras de terceiros que dependem do acesso à rede doméstica e de curta distância da IAG e Air Europa.

A Comissão tem até 7 de junho de 2024 para decidir sobre esta proposta de aquisição.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile