Comissário de voo comete erro caro ao ativar o escorregador de emergência do avião após o pouso

Foto de @Michaelkelly707 via Twitter

Na manhã de sábado, 9 de setembro, um erro caro envolveu um avião Boeing 767-300ER da Delta Air Lines no aeroporto de Dublin, quando um comissário de bordo erroneamente ativou um escorregador de emergência após a aeronave estacionar, reportou o PYOK. Uma foto do caso foi compartilhada na rede social X (ex-Twitter) pelo usuário identificado como Michael Kelly.

A Delta confirmou que o escorregador de emergência na porta dianteira direita foi lançado acidentalmente, após o desarme das portas. Com base na substituição das peças e dos custos de manutenção, além dos possíveis atrasos, a estimativa de persa nesse caso é de, no mínimo, US$ 35.000.

Nestas portas, diferentemente das convencionais, a alavanca abre para cima e há um mecanismo de ativação muito próximo da maçaneta de abertura.

Além disso, incidentes como esse são comuns, apesar do treinamento recebido comissários de voo. A maior parte dos casos – cerca de 65% – está relacionada a fatores humanos, como fadiga e falta de atenção, como reportou um relatório anterior da Airbus

Para diminuir esses índices, as fabricantes e empresas aéreas discutem continuamente questões ligadas a ergonomia e desenho das portas das aeronaves.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias