Comissários de voo ficam irritados após companhia aérea em que trabalham comprar mais aviões

A gigante aérea United Airlines causou alvoroço entre seus comissários de bordo após anunciar uma compra milionária de novas aeronaves. Segundo a Associação de Comissários de Bordo-CWA, que representa mais de 25 mil tripulantes da companhia, os funcionários se revoltaram com a notícia.

No dia 3 de outubro de 2023, a United Airlines fechou um expressivo pedido de 50 jatos Boeing 787-9 Dreamliner e 60 aeronaves Airbus A321neo, para integrarem sua frota. Entretanto, o sindicato questionou a empresa sobre os motivos de investir em novos aviões, mas não em melhores condições de contratação e trabalho para os funcionários.

Segundo o site PYOK, No dia seguinte, em 4 de outubro de 2023, o Presidente da Associação de Comissários de Bordo-CWA United, Ken Diaz, emitiu uma declaração de repúdio e ameaçou entrar em greve caso a companhia não reavaliasse a situação.

“A gestão da United tem mostrado, mais uma vez, que há recursos e disposição para investir na empresa. Novas aeronaves, novos portões, novos serviços, novos salões. Agora é hora de um contrato inovador e líder na indústria para os comissários de bordo da United”, afirmou Diaz.

As reclamações do sindicato se concentram na falta de pessoal e em questões operacionais que têm causado atrasos e cancelamentos de voos, aumentando o desconforto dos passageiros e da tripulação. As negociações já se arrastam por quase dois anos e, segundo Diaz, o moral dos funcionários está em baixa.

Em sua última declaração, o presidente da Associação alertou que o sindicato estava se preparando para realizar A “CHAOS”, uma tática que consiste em greves intermitentes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias