Início Empresas Aéreas

Como a KLM transformou Schiphol num enorme estacionamento de aviões

A crise do novo coronavírus está tendo um impacto implacável em todo o mundo, forçando as grandes empresas aéreas a manter a maior parte de sua frota no solo. Como resultado, o aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, virou um enorme estacionamento de aeronaves da KLM, a “dona da casa” com 200 aeronaves estacionadas na rampa e até na pista. 

Foto: KLM

Por motivos que todos sabemos, a KLM foi obrigada a ajustar sua rede de voos para o verão, mantendo apenas uma pequena quantidade de serviços essenciais. Isso obrigou a grande maioria das aeronaves da KLM a ser estacionada por algum tempo. No caso das maiores, incluindo todos os A330 e Boeing 777-200, elas foram armazenados em Schiphol, assim como muitas aeronaves menores, como os Embraer 175 e 190, bem como muitos Boeing 737.

Conforme anunciado anteriormente, essa crise levou à retirada imediata dos Jumbo Jets, o Boeing 747, com exceção dos cargueiros. Foi uma antecipação ao planejamento inicial, mas essencial diante da atual crise. No entanto, a empresa aérea promete que as “Rainhas do Ar” serão levadas ao seu destino final em uma data posterior de uma maneira digna – e, convenhamos, a KLM sempre faz ótimos eventos de boas vindas e despedidas, então podemos esperar algo grandioso para o 747.

Foto: KLM

Estacionamento em Schiphol

Com isso, um total de mais de 200 aeronaves das companhias aéreas do Grupo KLM estão estacionadas no Aeroporto Schiphol, de Amsterdã. Isso levanta a questão sobre se há espaço suficiente para tantos aviões. Sim, há!

Schiphol é um aeroporto de grandes proporções que tem espaço suficiente para acomodar todos eles. Mas não é uma tarefa simples, as aeronaves atualmente estão usando todos os espaços disponíveis, como os portões de embarque, a rampa e até uma pista de decolagem virou estacionamento.

Segundo a KLM, o desafio de estacionar as aeronaves está sendo chamado internamente de “Great Big Schiphol Parking Puzzle”, porque nem todas as posições são adequadas para todos os tipos de aeronaves. “É um grande desafio estacionar todas as aeronaves no lugar apropriado” disse a empresa em um post em seu site.

Várias partes estão envolvidas nesta operação. O tamanho de uma aeronave é um fator-chave, sendo necessário considerar a necessidade de movimentações se precisarem ser rebocadas por algum motivo, como por manutenção, por exemplo. Consequentemente, um dos critérios de estacionamento é que haja espaço suficiente entre as aeronaves, para que possam ser facilmente transportadas. 

Foto: KLM

No entanto, ainda assim, as aeronaves precisam ser agrupadas o mais próximo possível, para garantir que o estacionamento e a manutenção possam ser realizados da maneira eficiente. Todos esses são fatores que precisam ser levados em consideração.

Estacionei, e agora?

Se um avião estiver parado, você não pode simplesmente trancá-lo e deixá-lo ali até precisar dele novamente. Uma aeronave deve ser mantida em condições de aeronavegabilidade, para que possa retornar às operações assim que for necessário para voar. A KLM, portanto, possui o chamado “programa de estacionamento ativo”, o que significa que suas aeronaves estão adequadamente protegidas contra o clima. As inspeções regulares são parte deste Active Storage Program (ASP).

Muitas variáveis precisam ser levadas em consideração durante um ASP. Sempre que uma aeronave está estacionada, a cabine é limpa, todas as entradas são fechadas, escotilhas e portas são fechadas e a bateria da aeronave é desconectada. Os componentes vulneráveis ​​são limpos e lubrificados para evitar corrosão durante o estacionamento. Para suportar o vento, a aeronave deve manter uma quantidade de combustível, como lastro. As próprias pistas também devem ser protegidas com coberturas especiais colocadas sobre o asfalto.

Foto: KLM

Mas há mais a ser feito, porque as aeronaves estacionadas precisam passar por inspeções periódicas, que variam de acordo com o tipo de aeronave. Os motores precisam ser iniciados ocasionalmente, a cabine deve ser arejada e seca, e os sistemas hidráulicos e de direção precisam ser testados. Alguns tipos de aeronaves também precisam ser movidos levemente para evitar a deformação dos pneus.

Esta matéria foi adaptada do Blog da KLM, esperamos ver as aeronaves azuis e brancas no ar o mais breve possível.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile