Como novas opções para os jatos Embraer E195-E2, Omã vai construir seis aeroportos

Imagem: Embraer

O Sultanato de Omã anunciou planos para a criação de uma série de novos aeroportos regionais até 2028-29, visando expandir tanto o tráfego doméstico quanto o turismo de entrada no país. Estão programados seis locais para se tornarem operacionais, relata a matéria da Aviation Week.

Os novos aeroportos despertarão o interesse tanto da transportadora nacional Oman Air quanto da companhia de baixo custo SalamAir. Esta última assinou em outubro de 2022 um contrato para seis aeronaves Embraer E195-E2 (com mais seis opções), que seriam adequadas para operar as rotas que, pelo menos inicialmente, provavelmente terão menor demanda.

Atualmente, os aeroportos de Omã, que atendem principalmente a capital, Mascate, e a segunda maior cidade, Salalah, movimentam cerca de 17 milhões de passageiros anualmente. Este número é previsto para subir para 50 milhões até 2040, parcialmente como resultado da maior conectividade proporcionada pelos novos empreendimentos.

Entre os locais que poderão receber os novos aeroportos estão Ras Al Musandam, uma região autônoma de Omã com vista para o estratégico Estreito de Hormuz, e cercado por terra pelo território dos Emirados Árabes Unidos, e Masirah, uma ilha fora da costa de Omã que já conta com um campo de aviação militar. Outros locais incluem Sohar e Jebel Akhdar. Há também planos de atualizar alguns aeródromos desérticos que atualmente atendem campos de petróleo no país.

Omã considera o turismo de entrada como um importante pilar de seu desenvolvimento econômico. Anteriormente, o foco eram empreendimentos hoteleiros de luxo, mas recentemente passou-se a dar mais atenção a estabelecimentos de três e quatro estrelas. Há, ainda, um crescente interesse em serviços de Mascate e países do Golfo para Salalah, no sudoeste de Omã.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias