Companhia aérea ATA Airlines, do Irã, dobrará sua frota de jatos Embraer

A ATA Air, do Irã, está introduzindo mais três jatos Embraer à sua frota, de acordo com o CEO da empresa e reportado em matéria do Financial Tribune. A Origem dos jatos ou seu modelo ainda não são conhecidos. Com sua chegada, a empresa dobrará a quantidade de aeronaves brasileiras na frota, atualmente contando com três ERJ-145.

“Ao adicionar esses aviões de longo curso à frota existente, a ATA Airlines pretende expandir suas rotas de viagem”, disse Mehdi Fat’hi t.

A empresa aérea opera serviços regulares domésticos e internacionais no Oriente Médio, bem como serviços fretados para a Europa. Fundada em 17 de dezembro de 2008, é a quarta maior empresa aérea do Irã.

Sonho era ter 10

A iraniana ATA Air recebeu seu primeiro jato da Embraer em 2017. A aeronave com capacidade para 50 passageiros chegou no aeroporto internacional de Tabriz, sua base operacional, no dia 16 de dezembro daquele ano.

A ideia original era ter dez jatos fabricados no Brasil em sua frota até o final de 2018, mas as sanções americanas, recolocadas após a eleição de Donald Trump, impediram a concretização desse plano. O Irã busca renovar sua frota de aviação, já muito envelhecida. Estimativas calculam um potencial imediato de compra de mais de 500 jatos novos ou semi-novos com pouco uso, pela República Islâmica, caso as sanções caiam.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias