Início Empresas Aéreas

Companhia aérea estreante cancela voos e diz: ‘estão faltando aviões’

Foto de SEBASTIEN MORTIER, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A empresa britânica flybe foi à falência no começo da pandemia, mas conseguiu renascer há poucas semanas na mão de novos investidores. Ainda assim, tem enfrentado desafios operacionais. Mesmo após ter comercializado uma série de voos, a aérea se viu forçada a cancelar deles, que seriam realizados entre 28 de julho e 29 de outubro, alegando falta de aeronaves disponíveis dos locadores.

Em um pedido de desculpas aos passageiros no site da empresa, o CEO Dave Pflieger explicou:

“Duas empresas de leasing de aeronaves que foram contratadas para fornecer nossos aviões adicionais nos disseram que não poderão cumprir seus compromissos até depois do verão. Encontramos e alugamos aeronaves de duas companhias aéreas separadas na Grécia e na Espanha, mas esses não são suficientes, e a falta de aviões adicionais para novos voos significa que precisamos ajustar nosso futuro cronograma. Esta não é uma decisão que tomei de ânimo leve e, como seria de esperar, estamos em conversas diárias com todos os envolvidos para ver se algo pode mudar que nos permita retomar nossos planos originais”.

Pflieger disse que a transportadora planeja aumentar os voos em suas rotas existentes e introduzir novos destinos neste verão. “Ainda vamos introduzir mais voos este ano depois de recebermos nossas aeronaves atrasadas”, disse ele.

As seguintes rotas foram suspensas para o verão: entre Belfast (Irlanda do Norte) e Aberdeen, Edimburgo, Glasgow, Inverness, Manchester, Newcastle e Southampton; e entre Birmingham e Belfast, Aberdeen, Glasgow e Edimburgo.

Os cancelamentos massivos de voos pela Europa têm sido assunto intensivo nos noticiários dos últimos dias. No entanto, a principal causa tem sido a falta de profissionais para trabalhar nas empresas aéreas e aeroportos, os quais não conseguiram repor as equipes demitidas durante a pandemia frente à uma demanda aquecida no momento atual.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile