Início Empresas Aéreas

Companhia aérea falida em 2017 ganha novos donos e retornará das cinzas

Foto – DepositPhotos

O renascimento de uma companhia aérea acontecerá no Reino Unido mais de 6 anos após o seu fechamento repentino. Trata-se da Monarch Airlines, que fechou as portas em outubro de 2017, após 50 anos de serviços, principalmente voltado ao público de turismo.

Seus problemas começaram após várias mudanças de estratégias para tentar competir com os atores de baixo custo como EasyJet e Ryanair. A empresa trocou de dono, mas ainda assim não conseguiu voltar a ser rentável. As instabilidades políticas em países populares de férias dos britânicos no Mediterrâneo também contribuíram para que suas operações fossem afetadas de maneira negativa.

A empresa ficou sob a vigilância do governo nos últimos dias de operação e, mesmo sendo dado tempo extra, a situação financeira não mudou e a empresa começou a subir tarifas, enquanto rumores de cancelamento de voos circulavam.

No dia 2 de outubro a empresa fez seu último voo sem aviso prévio, deixando 110 mil passageiros sem poder voltar para casa, e prejudicando mais de 300 mil que tinham viagens compradas pela empresa. Uma verdadeira operação aérea de resgate foi feita para repatriar cidadãos britânicos, no que era, na época, a maior falência de uma empresa aérea da região.

Agora, a empresa ressurgiu no Twitter e no seu site oficial, prometendo uma retorno com uma nova marca e novos donos. Com novos investidores europeus, a empresa será relançada com a marca “Let’s Monarch” ou “Vamos ser Monarch”, ainda focando no mercado turístico e de fretamentos. Junto dela estará uma agência de viagens online para oferecer pacotes com as passagens aéreas.

Apesar de ter encomendado Boeings 737 MAX anos antes de falir, a empresa deverá retornar apenas com os jatos Airbus A320, que eram sua principal aeronave até a insolvência.

Outros detalhes de previsão de reinício das operações, tipos de voos, cidades atendidas e tarifas, ainda não foram informados, porém a empresa alertou sobre perfis falsos que foram criados para se passar pela nova Monarch, dando golpes em troca de suposta passagens e vantagens.

Sair da versão mobile