Companhia aérea fecha o call-center e diz: “se tiver algum problema, não nos ligue”

Cada vez mais, os canais digitais vão tomando o lugar das chamadas telefônicas ao redor do mundo. Enquanto isso pode incomodar muitas pessoas, que preferem falar com um atendente humano por voz, para novas gerações a comunicação “menos pessoal” se tornou um hábito.

Nesse sentido, a low-cost americana Frontier adotou uma postura radical e agora diz a seus clientes: “por favor, não nos ligue novamente”. Assim, quem tem algum problema, quer reservar, remarcar ou fazer alguma pergunta não pode mais fazê-lo através da linha direta da companhia aérea americana.

Isso porque a companhia suspendeu seu atendimento telefônico, como informou o canal de notícias CNN. Os clientes que procuram ajuda precisam conversar com um chatbot. Como alternativa, podem entrar em contato com a Frontier nas redes sociais ou Whatsapp. Aqueles que precisam falar com pessoas reais podem, mas apenas digitalmente, num chat disponível 24 horas por dia.

“Descobrimos que a maioria dos clientes prefere se comunicar por meio de canais digitais”, disse uma porta-voz da empresa. O novo tipo de comunicação é muito mais eficiente. Se você tentar ligar agora para a linha direta, será solicitado que você use o chat.

A mudança ocorre em um momento em que a empresa segue sendo criticada por seu atendimento. O governo americano recentemente multou a companhia por atrasos em reembolsos da pandemia. A Frontier deve pagar US$ 222 milhões em reembolsos solicitados pelos clientes. Além disso, há uma multa civil de US$ 2,2 milhões por causa dos atrasos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias