Companhia aérea que voa aviões Embraer compra parte de outra que também voa jatos brasileiros

A companhia aérea americana SkyWest Airlines adquiriu uma participação parcial na Contour Airlines, operadora de fretamento sediada no Tennessee.

A transportadora baseada em Utah agora tem uma participação de 25% na Contour, revelou a SkyWest durante sua teleconferência de resultados trimestrais em 1º de fevereiro. Além disso, a SkyWest concordou em fornecer à Contour estruturas de aeronaves, motores e peças da Bombardier CRJ, mas não divulgou os termos financeiros do acordo.

O diretor comercial, Wade Steel, diz que a SkyWest possui cerca de 150 aeronaves CRJ200 – e até 60 delas não estão atualmente contratadas para voar com um dos principais parceiros aéreos da SkyWest.

“Nossos CRJ700 e CRJ-900s, a grande maioria deles está sob contrato, e temos uma demanda muito alta por eles”, diz ele. A SkyWest também se interessa pela Contour como uma fonte potencial de pilotos, com uma escassez considerável de comandantes. “Estamos trabalhando muito diligentemente com parceiros em maneiras criativas pelas quais podemos produzir comandantes mais rápido do que estamos produzindo hoje”, diz o CEO Chip Childs.

As diretrizes da regulamentação Part 135 da Administração Federal de Aviação (FAA) se aplicam ao serviço de passageiros comerciais não agendados, como táxis aéreos e fretamentos.

Voar sob as regras 135 permite que as transportadoras operem em um ambiente regulatório menos rígido. Por exemplo, esses operadores podem usar pilotos com menos de 1.500 horas padrão de tempo total de aviação nos EUA e pilotos com mais de 65 anos, a idade de aposentadoria obrigatória usual.

Críticos do modelo operacional – incluindo os principais sindicatos de pilotos – alegam que as transportadoras da Parte 135 estão explorando uma brecha que lhes permite contornar as regras de segurança.

A Contour lançou sua primeira rota de passageiros agendada de Tupelo, Mississippi, para Nashville, Tennessee. Agora, voa para 26 cidades nos EUA e movimenta 330.000 passageiros por ano e é uma das maiores operadora Part 135 no sudeste dos EUA.

A transportadora de fretamento opera uma frota de mais de 30 jatos da Embraer e vários jatos executivos disponíveis para fretamento privado. A transportadora opera sob um modelo que a SkyWest gostaria de imitar com a recém-lançada SkyWest Charter.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias