Companhia persa que tem cinco jatos Embraer acaba com mais um avião sancionado pelos EUA

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos EUA adicionou um Il-76TD operado pela empresa iraniana Pouya Air Lines à sua lista de aeronaves sancionadas. Segundo dados de plataformas de rastreamento de voos, o avião, de registro EP-PUS, tem realizado voos entre Teerã e Moscou nos últimos meses.

Os EUA alegam que a Pouya Air Lines é uma dissimulação da Qeshm Airlines, que foi inicialmente sancionada em 2000.

A Qeshm Airlines mudou de nome para Parsair em 2006 e depois para Yas Air em 2008. A Yas Air foi sancionada em 2012 por transportar cargas ilícitas para o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (Força Quds). Em 2014, as sanções foram estendidas para a Pouya Air Lines, acreditando-se tratar da mesma entidade.

A Pouya Air Lines também opera mais um Il-76TD, cinco Embraer ERJ-145 e dois An-74. Atualmente, o outro Il-76TD e os dois An-74s também estão sob sanções, mas os jatos regionais Embraer não são afetados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias