Início Indústria Aeronáutica

Concluída a segunda de quatro Revisões de Sistema da aeronave da Joby junto à FAA

Imagem: Joby Aviation

A Joby Aviation, uma das empresas que desenvolvem aeronaves totalmente elétricas para serviços comerciais de passageiros, anunciou nessa quarta-feira, 14 de dezembro, a conclusão de sua segunda das quatro revisões de sistema exigidas pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration), como parte do plano de programa de certificação de tipo de aeronave.

Segundo a fabricante, a conclusão bem-sucedida da auditoria presencial de vários dias pela FAA na semana passada nas instalações da Joby em Marina, Califórnia, demonstra a liderança contínua da empresa no caminho para a certificação de sua revolucionária aeronave elétrica de decolagem e pouso na vertical (eVTOL – electric vertical take-off and landing).

A série de revisões do sistema serve para validar a arquitetura geral da aeronave e garantir que o processo de desenvolvimento da empresa esteja no caminho certo para satisfazer os objetivos de segurança da FAA associados a sistemas complexos de aeronaves.

As Revisões do Sistema ocorrem juntamente com o envio contínuo de Meios de Conformidade, planos de certificação específicos da área e outros documentos de certificação que cobrem elementos específicos da aeronave Joby e seus sistemas.

No início deste ano, a Joby anunciou a conclusão de suas primeiras revisões de sistemas e conformidade e realizou seus primeiros testes de conformidade com a FAA.

Em setembro, a Joby anunciou, durante sua chamada de resultados do terceiro trimestre, que 84% de seus Meios de Conformidade foram aceitos pela FAA, com quatro planos de certificação específicos da área submetidos para aprovação.

Imagem: Joby Aviation

“O progresso na certificação é uma área-chave de foco para este setor nascente e temos o prazer de marcar nossa liderança contínua com a conclusão bem-sucedida de nossa segunda revisão do sistema. Estamos confiantes de que o projeto de nossa aeronave está no caminho certo para atender às expectativas da FAA em relação à segurança no nível do sistema, redundância e arquitetura geral da aeronave”, disse Didier Papadopoulos, chefe de OEM de aeronaves da Joby.

Além do processo de certificação da aeronave, em maio, a Joby recebeu seu Certificado de Transportadora Aérea Part 135 da FAA, permitindo que a empresa opere um serviço comercial de táxi aéreo nos Estados Unidos. A Joby pretende certificar suas aeronaves a tempo de iniciar o serviço comercial de passageiros em 2025.

Informações da Joby Aviation

Sair da versão mobile