Início Indústria Aeronáutica

Concluída com sucesso a 1ª queima de combustível do novo motor da Rolls-Royce para voo híbrido-elétrico

Imagem: Rolls-Royce

A Rolls-Royce informou nesta semana que sua nova pequena turbina a gás, que foi desenvolvida especificamente para alimentar voos de aeronaves híbrido-elétricas, completou com sucesso sua primeira queima de combustível.

O motor foi concebido utilizando uma nova tecnologia de combustão para produzir emissões ultrabaixas e esta conquista significativa confirma a eficácia da turbina compacta e de alta potência que será integrada num sistema turbogerador leve.

O sistema turbogerador completo está sendo desenvolvido para o mercado de Mobilidade Aérea Avançada (AAM). Isso inclui aeronaves elétricas de decolagem e pouso na vertical (eVTOL) ou elétricas de decolagem e pouso curto (eSTOL), que serão empregadas para mobilidade aérea urbana (UAM) e aplicações de aeronaves suburbanas de até 19 assentos.

A turbina a gás em teste também tem aplicações potenciais nos mercados de helicópteros, unidades de energia auxiliares (APU) e defesa.

O sistema turbogerador complementará o portfólio de propulsão elétrica da Rolls-Royce, fornecendo uma fonte de energia a bordo com ofertas de energia escalonáveis ​​entre 500 kW e 1.200 kW, permitindo autonomia estendida com combustíveis sustentáveis de aviação ​​e, posteriormente, conforme estiver disponível, através da combustão de hidrogênio. Isso abrirá rotas novas e mais longas do que as aeronaves movidas a bateria elétrica podem suportar hoje.

O desenvolvimento da solução de turbogerador reúne as capacidades da Rolls-Royce no projeto de máquinas elétricas rotativas compactas e leves de alta velocidade e turbinas a gás altamente eficientes, combinadas com a experiência para integrá-las em nível de sistema e plataforma.

Instalações e equipamentos de teste, compreendendo 14 subsistemas no total, foram projetados, adquiridos e construídos – ou adaptados – por uma equipe global em um tempo recorde de pouco menos de um ano.

A configuração de teste inclui componentes básicos, como válvulas e mangueiras, e subsistemas personalizados, como sistemas de injeção de combustível, sistemas de óleo e ventilação, suporte do motor e freio hidráulico, que foram adaptados aos requisitos de teste específicos para esta nova tecnologia.

Imagem: Rolls-Royce

Os primeiros testes ajudaram a equipe a desenvolver conhecimentos altamente relevantes e a gerar dados reais para verificar os principais atributos técnicos do projeto. Isso permitirá adaptações de design para o próximo conjunto de testes, impulsionando, em última análise, a maturidade de um motor certificado com desempenho adequado para este novo segmento de mercado.

O turbogerador pode ser usado em aplicações híbridas seriais ou paralelas. É adequado para recarregar baterias, bem como fornecer energia diretamente às unidades de propulsão elétrica e, portanto, permite que as aeronaves alternem entre fontes de energia durante o voo.

A investigação e o desenvolvimento desta tecnologia estão sendo parcialmente financiados pelo Ministério Alemão dos Assuntos Econômicos e da Ação Climática.

A Rolls-Royce está desenvolvendo sistemas completos de potência e propulsão para aplicações totalmente elétricas e elétricas híbridas. O portfólio apresenta tecnologias desde geração e armazenamento de energia, passando por eletrônica de potência e sistemas de controle, até motores elétricos.

Sair da versão mobile