Condor consegue slots em São Paulo-Guarulhos, sinalizando possível retorno ao Brasil

Boeing 767-300 ER
Imagem: Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A maior companhia aérea de lazer da Alemanha, a Condor, conseguiu slots no aeroporto de São Paulo-Guarulhos para a temporada de inverno de 2023, segundo o último banco de dados de slots do maior terminal aéreo do Brasil. Isso colocaria fim a um hiato de quatro anos sem voos regulares da companhia aérea na América do Sul.

Como informa o Aviacionline, de acordo com o banco de dados de slots, que abrange do final de outubro de 2023 ao final de março de 2024, a companhia aérea retornaria ao Brasil com três rotações semanais entre sua base principal em Frankfurt e Guarulhos, chegando a São Paulo às terças, sextas e domingos. Esses slots são reservados a partir de 31 de outubro, primeira terça-feira da temporada de inverno da IATA.

Esses voos, segundo o banco de dados, seriam operados pelos Boeing 767-300ER da empresa, que têm 18 assentos na Business Class, 35 na Premium Economy e 206 na Economy. Embora a reserva denote uma intenção, não significa que a Condor realmente realizará os voos.

Essa representaria a primeira operação regular da empresa no Brasil desde 2019, quando abandonou as rotas que ligavam Frankfurt a Fortaleza e Recife, centros turísticos do Nordeste. Em 2017, a Condor também deixou Rio de Janeiro e Salvador.

Desde então, as autoridades brasileiras tentam atrair a Condor de volta ao Brasil. Em setembro de 2022, durante o governo Bolsonaro, um executivo de uma companhia aérea se reuniu com representantes da Embratur, agência de promoção turística do país, e da GRU Airport, empresa que administra o aeroporto de Guarulhos.

No início deste ano, já no governo Lula, o chefe da Embratur, ex-deputado Marcelo Freixo, se encontrou com o mesmo diretor da Condor em uma conferência de turismo em Berlim.

Alemanha e Brasil estão atualmente conectados pela LATAM Brasil e Lufthansa. A primeira voa diariamente entre São Paulo e Frankfurt, assim como a segunda. A Lufthansa também conecta Munique com o Rio de Janeiro três vezes por semana.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias