Início Indústria Aeronáutica

Consulta setorial sobre a certificação da nova aeronave da Embraer, a EVE-100, é prorrogada pela ANAC

Imagem: Eve Air Mobility

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, que prorrogou até 15 de março a consulta setorial para a apresentação de comentários sobre os critérios de aeronavegabilidade estabelecidos para a aeronave modelo EVE-100, da EVE, empresa de mobilidade urbana da Embraer.

O EVE-100 é uma aeronave de propulsão elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL), com um peso máximo de decolagem de 2.800 kg e capacidade para transportar um piloto e quatro passageiros. Além dos rotores para a movimentação vertical, apresenta também um motor elétrico com uma hélice de empuxo horizontal de cinco lâminas na traseira da fuselagem.

Imagem: Embraer

Construído com materiais compostos, o EVE-100 combina características de helicópteros e aviões, destinando-se a operações da aviação executiva, sob o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 91, e de táxi aéreo, sob o RBAC nº 135.

Como a ANAC ainda não publicou regulamentos de aeronavegabilidade para aeronaves eVTOL, o mecanismo para certificação do modelo EVE-100 será o previsto pelo RBAC nº 21 para aeronaves de classe especial. O dispositivo estabelece que, para aeronaves de classe especial, como o modelo EVE-100, são aplicadas partes dos requisitos de aeronavegabilidade contidos nos RBACs vigentes que sejam considerados pela ANAC como apropriados para a aeronave e aplicáveis ao projeto de tipo em questão.

A Agência enfatiza que os critérios de aeronavegabilidade propostos são feitos exclusivamente para o modelo EVE-100 e não são regras gerais aplicáveis a qualquer pessoa ou entidade.

A ANAC convida pessoas físicas ou jurídicas que queiram contribuir com a consulta, especialmente aquelas interessadas no tema, como potenciais solicitantes de um Certificado de Tipo para aeronaves semelhantes e potenciais operadores de aeronaves, bem como dos respectivos locais de decolagem e pouso.

Os critérios de aeronavegabilidade e os demais documentos da consulta estão disponíveis na página Consultas Setoriais neste link, onde também podem ser enviadas as contribuições por meio do formulário disponível.

Informações da ANAC

Sair da versão mobile