Contornando pelo Brasil, avião A321neo britânico pousa nas Ilhas Malvinas carregando David Cameron

Foto de Colin Cooke Photo, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Às 11h50 locais de segunda-feira, 19 de fevereiro, o Airbus A321neo de matrícula G-GBNI do governo britânico pousou no Aeroporto Mount Pleasant, levando o ministro das Relações Exteriores, David Cameron, em uma missão oficial, como reportou o Aviacionline. Isso marca a primeira operação de um Airbus A321neo nas Ilhas Malvinas.

A aeronave havia partido do aeroporto de Londres-Stansted no domingo às 17h18 locais, pousando em Espargos às 22h. De lá, voou para Assunção do Paraguai, onde chegou às 5h41 de segunda-feira, dia 19, para decolar às 7h01 depois de ser reabastecido e continuar seu voo para Mount Pleasant.

A plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24 mostra o A321neo G-GBNI voando de Assunção para Foz do Iguaçu e, em seguida, indo para o sul até Porto Alegre para evitar sobrevoar o continente argentino, considerando a reivindicação inalienável do país para as Ilhas Malvinas.

Ao anunciar a viagem às Ilhas Malvinas, David Cameron disse que elas são “uma parte valiosa da família britânica e estamos claros que, enquanto quiserem permanecer parte da família, a questão da soberania não será uma questão de discussão” e que seus habitantes “devem se orgulhar da comunidade moderna e próspera que construíram. As ilhas são uma economia próspera, onde além da agricultura e pesca, a conservação e a sustentabilidade são priorizadas”.

Em 20 de fevereiro, o A321neo retornará com David Cameron a Assunção para uma visita oficial, e depois seguirá ao Brasil para uma reunião de chanceleres do G20 e a Nova York para uma reunião da ONU.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias