Contra a pulverização aérea de agrotóxico, vereadora do PT propõe audiência pública em Americana (SP)

Air Tractor AT-402B

A Câmara Municipal de Americana (SP) promoveu ontem, 20 de outubro, uma audiência pública de grande relevância para a comunidade local. O tema em destaque é a pulverização aérea por agrotóxicos e seus impactos à saúde, alimentação e meio ambiente no município, segundo informa a Câmara Municipal.

A iniciativa foi proposta pela vereadora Professora Juliana (PT), com o intuito de promover uma discussão esclarecedora sobre os desafios e riscos associados ao uso intensivo de agrotóxicos na agricultura.

Segundo a parlamentar, “é crescente a consciência da importância de uma produção agrícola e alimentação seguras, livres de substâncias que coloquem ambas em risco no curto, médio e longo prazo. Portanto, o debate em torno de questões relacionadas a todos os riscos e problemas em torno do uso de agrotóxicos é indispensável“.

As informações apresentadas são de que, nos últimos três anos, mais de 1700 tipos de agrotóxicos tiveram sua utilização autorizada, dos quais 28% contêm componentes considerados altamente tóxicos para a saúde humana.

Destaca-se também que a forma de produção agrícola pautada na utilização maciça de agrotóxicos, fertilizantes químicos e sementes geneticamente modificadas gera impactos significativos, não apenas ambientais, mas também sanitários e sociais, e que a população se vê cada vez mais exposta a consumir alimentos, água e respirar ar com resíduos desses produtos, seja por via direta ou indireta de pulverização.

Para enriquecer o debate, foram convidados representantes de diversas esferas da administração pública e sociedade civil, incluindo secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Fazenda e Unidade de Vigilância Epidemiológica do município, bem como a secretaria estadual de Agricultura, conselhos municipais de Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional, o Ministério Público, instituições de ensino superior, a Ordem dos Advogados do Brasil, além de movimentos sociais e organizações engajadas no tema.

A audiência foi aberta à participação da população, que pôde contribuir de três maneiras distintas: presencialmente, no Plenário da Câmara; por e-mail, enviando suas contribuições; ou preenchendo o formulário disponível na página dedicada ao evento no site da Câmara.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias