Início Variedades

Controlador de voos estressado vira alvo de críticas após dar respostas “atravessadas” aos pilotos

Foto de Nelson Minar, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Um controlador de tráfego aéreo estressado tem sido alvo de críticas no Aeroporto de San Carlos, localizado na Bay Area, na região de San Francisco, na Califórnia (EUA), um lugar conhecido por ser um local amigável para a aviação geral e que, por isso, é muito popular entre estudantes pilotos que buscam melhorar suas habilidades.

No entanto, parece que a paciência não é uma das características de um dos controladores de tráfego aéreo do aeroporto, para dizer o mínimo. O vídeo da troca ríspida pode ser visto mais abaixo.

Em um incidente recente, um aluno, acompanhado por um instrutor, foi solicitado a informar a posição de outra aeronave. Ao responder que estava procurando o outro tráfego (outro avião na área), o controlador respondeu de forma impaciente: “É importante que você encontre esses caras o mais rápido possível”.

Em seguida, o controlador ordenou que o piloto fizesse um pouso completo, em vez de apenas tocar e decolar, e ainda acrescentou: “Se você quiser ir para outro lugar, senhor, vá, eu estou trabalhando muito”.

Diante dessa situação, o instrutor educadamente interveio, explicando que estavam olhando diretamente para o sol, o que dificulta a visualização de outras aeronaves. No entanto, o controlador não aceitou bem a justificativa e rebateu dizendo: “Tenho que gerenciar o meu lado e será apenas um pouso completo, pronto”.

O instrutor tentou continuar a conversa, mas foi interrompido pelo controlador, que afirmou não haver necessidade de falar sobre o assunto.

Segundo relatos, esse não foi um caso isolado. Poucas semanas antes, o mesmo controlador de tráfego aéreo teve uma discussão semelhante com outro piloto. Em um dos áudios divulgados, é possível ouvi-lo falando sobre como está sobrecarregado e trabalhando sozinho em um turno de oito horas na torre.

É inegável que ser controlador de tráfego aéreo é uma tarefa desafiadora e a atual escassez de pessoal só dificulta ainda mais a situação. No entanto, embora se entenda a pressão e o estresse que esse profissional enfrenta diariamente, ter uma atitude rude e desrespeitosa com os pilotos não é a solução.

Felizmente, ainda existem diversos controladores profissionais e corteses, mas a postura desse indivíduo é preocupante e deve ser avaliada pelas autoridades competentes.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile