Controlador liberou A319 para decolar com outro avião pousando em pista cruzada; ouça as comunicações do momento

Cena do vídeo apresentado abaixo

Na última quarta-feira, 29 de maio, um avião de transporte de passageiros Airbus A319 foi liberado a decolar de uma pista que cruzava outra na qual um avião bimotor de aviação geral chegava com autorização para pousar.

A sequência de mensagens na frequência de comunicação de tráfego aéreo pode ser acompanhada no vídeo a seguir. Abaixo da gravação, leia mais detalhes sobre a ocorrência.

Segundo os detalhes compartilhados pelo The Aviation Herald, o A319 envolvido foi o de registro N812AW, da American Airlines, quando estava partindo para o voo AA-2134, de Washington National, DC para Boston, MA, nos EUA.

Os pilotos do jato da American receberam autorização para decolar da pista 01 quando um bimotor turboélice Beechcraft King Air estava autorizado a pousar na pista cruzada 33.

Quando o controlador de tráfego aéreo da torre de controle de Washington percebeu o conflito em desenvolvimento, cancelou a autorização de decolagem para o voo AA-2134 e instruiu o King Air a arremeter.

Os pilotos do AA-2134 rejeitaram a decolagem a cerca de 80 nós (148 km/h), porém, os pilotos do King Air informaram que não poderiam mais arremeter, pois a aeronave já estava no solo finalizando o pouso.

O A319 foi levado o um pátio remoto para uma inspeção de manutenção devido à frenagem em alta velocidade, e depois precisou retornar ao pátio. Somente cerca de 4 horas e 15 minutos após a decolagem rejeitada foi possível seguir novamente para a pista e decolar.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) informou que investigará a ocorrência.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias