Copiloto pousa avião em emergência após comandante ir ao banheiro e não voltar

Imagem meramente ilustrativa – Fonte: John Christian Fjellestad / CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

Um incidente de incapacitação de piloto aconteceu no início da madrugada deste domingo, 12 de junho, durante um voo comercial efetuado com um Airbus A320 na Europa.

Segundo reporta o The Aviation Herald, a ocorrência foi registrada no voo da Easyjet que partiu de Heraklion, na Grécia, no final da noite do sábado, com destino a Edimburgo, no Reino Unido. O problema se deu quando o A320 registrado sob a matrícula G-EZTK estava se aproximando do destino.

Naquele momento, o comandante saiu da cabine para ir ao banheiro, mas não retornou. Como consequência, já na descida para Edimburgo, por volta do nível de voo de 16 mil pés (4.900 metros), o primeiro oficial, também chamado de copiloto, declarou emergência, para que houvesse prioridade em sua chegada. Ele continuou para o pouso, completado em segurança na pista 24 do aeroporto britânico.

A trajetória do voo em que houve o incidente – Imagem: RadarBox

Em nota sobre a ocorrência, a companhia aérea informou que o primeiro oficial solicitou um pouso prioritário devido a problemas de saúde do comandante durante a aproximação a Edimburgo, e que os paramédicos aguardavam e atenderam o tripulante logo após o pouso.

Os passageiros relataram que viram que o comandante foi ao banheiro, mas não mais saiu de lá. Não há informações adicionais sobre o estado de saúde dele.

Vale ressaltar que a declaração de emergência pelo copiloto não se trata de incompetência deste profissional em pousar sozinho a aeronave, mas sim de um procedimento padrão de segurança da aviação.

Para entender melhor o motivo de ser necessário esse procedimento, o AEROIN convida o leitor a acessar o vídeo da piloto brasileira Tati Mônico, que em seu canal “Mamãe Piloto” no YouTube explicou como funciona essa situação:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

O avião criado para jamais ser usado, mas que está de...

0
Recentemente, no dia 28 de julho de 2022, pousou na Base Aérea de Brasília o Boeing E-4B Nightwatch, uma variante do versátil Boeing 747