Coreia do Sul iniciará produção em série do caça KF-21 Boramae em 2024

A Coreia do Sul deve iniciar a produção do caça KF-21 este ano, conforme anunciado pela agência estatal de aquisição de armas. Este desenvolvimento marca uma grande conquista na busca da Coreia do Sul para desenvolver um caça indígena avançado, informa o Aviacionline.

A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) pretende finalizar um contrato com a Korea Aerospace Industries (KAI), fabricante do jato, no primeiro semestre do ano. Este contrato facilitará a produção em larga escala do KF-21.

Iniciado em 2015, o projeto de desenvolvimento do caça visa incorporar 120 KF-21 à Força Aérea da Coreia do Sul até 2032. Estas aeronaves destinam-se a substituir frotas envelhecidas de F-4 e F-5.

A DAPA informou que os voos de teste dos seis protótipos do KF-21 foram bem-sucedidos, incluindo voos supersônicos e testes de armas. Os testes continuarão ao longo do ano, com um protótipo passando por testes climáticos extremos nas instalações da Agência de Desenvolvimento de Defesa em Seosan.

Inicialmente lançado em conjunto com a Indonésia, o programa KF-21 Boramae acabou se tornando um projeto amplamente apoiado pelo Estado sul-coreano, dadas as sérias desvantagens financeiras do país parceiro.

O projeto, avaliado em US$ 6,1 bilhões até 2026, enfrenta desafios devido aos pagamentos atrasados da Indonésia de quase US$ 760 milhões em outubro de 2023. O acordo de partilha de custos tem Seul a pagar cerca de 60%, com Jacarta e KAI a cobrirem cerca de 20% cada.

A DAPA confirma as negociações em curso com Jacarta para um plano de pagamento atualizado para o projeto.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias