Correndo atrás de sua ave, homem invade a pista de pouso e força os pilotos a arremeter

Reprodução via AvHerald

Uma viagem tranquila da Transavia para Málaga, na Espanha, acabou em um susto, depois que o Airbus A320 de matricula 9H-AMP, alugado da Malta Express, precisou arremeter depois que os pilotos foram informados da presença de uma pessoa na pista de pouso. O voo envolvido foi o HV-6653, procedente de Eindhoven, na Holanda,

Reportou o The Aviation Herald que a pessoa que entrou na pista de pouso era um falcoeiro, que corria atrás de seu falcão, o qual havia pousado na pista com sua presa. Os falcões são usados em aeroportos de todo o mundo para inibir a presença de aves, que pode ser perigosas às aeronaves que decolam e pousam.

Por conta disso, o piloto do Airbus teve que tomar uma decisão de arremeter na curta final, cerca de 20 segundos após o falcoeiro ter invadido a pista. A aeronave subiu até cerca de 7.000 pés (2.100 metros). Depois, os pilotos se posicionaram e realizaram uma nova aproximação, pousando com segurança cerca de 20 minutos após o incidente.

A imagem que abre esta publicação mostra o falcoeiro na pista, no canto inferior direito.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias