Início Mercado

Dados de transporte aéreo global de cargas de outubro de 2023 são apresentados pela IATA

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou nesta terça-feira, 5 de dezembro, seus mais recentes dados do transporte aéreo global de cargas, mostrando que outubro de 2023 foi o terceiro mês consecutivo de demanda mais forte na comparação com o ano anterior.

A demanda global, medida em toneladas de carga transportadas vezes quilômetros voados (CTKs), aumentou 3,8% em relação a outubro de 2022. Considerando-se apenas os voos internacionais, a demanda ficou ligeiramente abaixo de 3,5%.

A capacidade, medida em toneladas disponibilizadas vezes quilômetros voados (ACTKs), aumentou 13,1% em relação a outubro de 2022 (ou 11,1% para operações internacionais). Esse elevado percentual de aumento foi em grande parte relacionado ao crescimento da capacidade de porões dos voos de passageiros, que, por exemplo, aumentou 30,5% em operações internacionais em relação ao ano anterior.

A IATA lista vários fatores no ambiente operacional que devem ser observados:

– As atividades econômicas desaceleraram em outubro. Com o Índice de Gestores de Compras para a produção industrial e as encomendas de exportação para as principais economias (excluindo os EUA) permanecendo abaixo da marca crítica de 50 (significa contração), existe um marcador claro para os desafios econômicos futuros;

– A inflação nas principais economias avançadas continuou diminuindo desde o seu pico em termos do Índice de Preços no Consumidor (IPC), atingindo entre 3% e 4% para os EUA e para a União Europeia, respectivamente, em outubro. O IPC da China, no entanto, indicou deflação pela segunda vez este ano, levantando preocupações de uma desaceleração econômica;

– O comércio mundial inverteu a sua trajetória descendente e estabilizou em setembro. Embora abaixo do seu pico de 2022, o comércio transfronteiriço global está mais de 5% acima dos níveis pré-pandemia;

– Após um declínio contínuo de 17 meses, os rendimentos (yields) de carga aumentaram em setembro e continuaram em outubro com um ganho mensal de 2,6%, permanecendo bem acima dos níveis pré-pandemia.

Willie Walsh, Diretor Geral da IATA, afirma:

“A demanda por carga aérea cresceu 3,8% em outubro. Isto marca três meses consecutivos de crescimento anual, colocando a carga aérea no rumo certo para terminar 2023 numa posição muito mais forte do que no início do ano.

A recuperação da procura, os rendimentos ligeiramente mais fortes e o aumento do comércio são boas notícias. Mas, com a procura ainda 2,4% abaixo dos níveis pré-pandemia, e permanecendo muita incerteza sobre a trajetória da economia global, o otimismo deve ser equilibrado com cautela.

No entanto, uma forte e contínua época de pico no final do ano certamente ajudará o setor a gerir quaisquer reviravoltas que a economia global possa tomar em 2024”.

Desempenho por Regiões em Outubro

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico viram o seu volume de carga aérea aumentar 7,6% em outubro de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Este desempenho foi próximo do aumento do mês anterior (+7,7%).

As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento contínuo da demanda internacional em três principais rotas comerciais: África-Ásia (+16,7%, o maior crescimento anual desde maio), Oriente Médio-Ásia (+10,3%) e Europa-Ásia (+8,5%).

A capacidade disponibilizada pelas companhias aéreas da região aumentou 30,0% em comparação com outubro de 2022, à medida que mais capacidade de porão de voos de passageiros foi disponibilizada (há um ano, os principais mercados asiáticos do Japão e da China ainda estavam em grande parte sob severas restrições de viagem devido à COVID-19).

As transportadoras norte-americanas tiveram o desempenho mais fraco em outubro, com uma queda anual de 1,8% no volume de carga. Esta foi uma ligeira melhoria na queda registrada em setembro (-2,2%).

Embora a rota comercial América do Norte-Ásia tenha registado uma melhora de demanda internacional (de -1,8% em setembro para -0,9% em outubro) e o mercado América do Norte-Europa tenha registado uma ligeira melhora (de -2,7% em setembro para -2,1% em outubro), as transportadoras da região não se beneficiaram significativamente.

A capacidade disponibilizada aumentou 2,4% em relação a outubro de 2022.

As transportadoras europeias viram seu volume de carga aérea aumentar 1,0% em outubro em comparação com o mesmo mês de 2022. Este foi um desempenho mais forte do que a queda em setembro (-1,5%).

As transportadoras da região se beneficiaram do primeiro crescimento de demanda internacional no mercado europeu desde janeiro de 2022 (-4,2% em setembro contra +3,4% em outubro). Os ganhos obtidos com a expansão na rota comercial Oriente Médio-Europa (+17,1% em outubro) também beneficiaram as transportadoras da região.

A capacidade disponibilizada aumentou 7,0% em outubro de 2023 em comparação com 2022.

As transportadoras do Oriente Médio tiveram o desempenho mais forte em outubro de 2023, com um aumento anual de 10,9% nos volumes de carga. Esta foi uma melhoria significativa em relação ao desempenho do mês anterior (+2,5%).

As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento nos mercados Oriente Médio-Ásia (+10,3%) e Oriente Médio-Europa (+17,1%).

A capacidade aumentou 15% em relação a outubro de 2022.

As transportadoras latino-americanas experimentaram um aumento de 4,0% nos volumes de carga em comparação com outubro de 2022, um bom aumento em comparação com o ganho do mês anterior (+2,3%).

A capacidade em outubro aumentou 8,3% em relação ao mesmo mês de 2022.

As companhias aéreas africanas viram seu volume de carga aérea aumentar 2,9% em outubro de 2023, muito melhor em comparação com o desempenho de setembro (-0,1%). As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento anual mais forte desde maio, quando o valor foi de +16,7%.

A capacidade ficou 9,8% acima dos níveis de outubro de 2022.

Sair da versão mobile