Início Empresas Aéreas

De graça, jatos executivos da Amaro Aviation transportaram órgãos que salvaram 6 vidas

Imagem: Amaro Aviation

A Amaro Aviation é a única empresa de aviação privada que realiza o transporte de captação de órgãos, células e tecidos em todo o Brasil, em parceria com o governo do Estado de São Paulo. Mensalmente, a Amaro disponibiliza um voo exclusivo para o transporte de órgãos, incluindo toda a tripulação necessária.

“Iniciada em maio de 2022, a parceria com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo (INCOR, Escola Paulista de Medicina – Unifesp e a Escola Paulista de Enfermagem) teve como inspiração um questionamento, realizado pela direção da Amaro, sobre, caso a  companhia deixasse de existir, faria falta para quem. A busca por uma resposta positiva fez a empresa mergulhar fundo na área de ESG, adotando a medida, que impacta diretamente na sua relação com a sociedade”, conta Marcos Amaro, CEO da Amaro Aviation. 

Por operar em todo o território nacional, a Amaro já realizou o transporte de órgãos a partir de Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Registro (SP) e Uberlândia (MG) para São Paulo.

Até o momento, a companhia foi responsável pelo transporte de órgãos que salvaram seis vidas: cinco adultos receberam três corações e dois fígados, e uma criança de dois anos recebeu um novo coração – órgão que apresenta menor tempo de isquemia (tempo em que pode ficar fora do corpo humano). Após quatro horas, o coração não pode ser mais aproveitado, o que requer uma logística extremamente precisa. 

O acionamento da Amaro Aviation é sempre feito pela Central de Transplantes. A primeira opção para o transporte são os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), na sequência entram os voos comerciais e, não havendo possibilidade de atendimento por nenhum deles, a Amaro é acionada.

Informações da Amaro Aviation

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile