DECEA destaca avanços operacionais no Aeroporto de Guarulhos (SP) com a tecnologia A-CDM

Aeroporto Internacional de Guarulhos – Imagem: DECEA

Na última terça-feira (5), representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Comissão para Implantação do Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e da empresa SAIPHER apresentaram os progressos alcançados com a implementação do conceito A-CDM (Airport Collaborative Decision Making) no Aeroporto de Guarulhos.

A iniciativa tem como meta promover uma colaboração efetiva em todos os níveis organizacionais, visando a aprimorar a previsibilidade operacional do aeroporto. O evento reuniu profissionais da GRU Airport, companhias aéreas e empresas de Ground Handling, entre outros setores.

O Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, enfatizou a importância da participação de todos para o sucesso do projeto. Ele afirmou: “A operação colaborativa é fundamental para o êxito do projeto, garantindo maior eficiência, previsibilidade e sustentabilidade, o que se traduz em um atendimento superior ao usuário“.

O conceito A-CDM visa a otimizar a eficiência operacional, a previsibilidade e a pontualidade dos voos, promovendo decisões conjuntas relacionadas ao fluxo de tráfego aéreo e às operações de chegada, turnaround e partida de voos. Reuniões de acompanhamento ocorrem regularmente para avaliar o status da implementação do conceito em Guarulhos e apresentar indicadores, identificando possíveis oportunidades de melhoria na previsibilidade.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Equipe do Batalhão de Aviação da PM de Santa Catarina é...

0
O Governo do Estado de Santa Catarina informa que se solidariza, mais uma vez, com a situação vivida no Rio Grande do Sul em razão das fortes