DECEA e ANAC iniciam trabalho conjunto para uma aviação com menor exposição a Atos de Interferência Ilícita

Imagem: Domínio Público / CC0 1.0

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informou nesta semana que seu Subdepartamento de Administração, por meio da Assessoria de Segurança da Aviação Civil no Controle do Espaço Aéreo (AVSECCEA), recebeu, no início de julho, a visita de parte da Equipe de Aviation Security (AVSEC) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O objetivo foi iniciar o planejamento para a Abordagem de Monitoramento Contínuo do Programa Universal de Auditoria de Segurança (Universal Security Audit Programme Continuous Monitoring Approach – USAP CMA 2024).

A auditoria da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), prevista para 2024, medirá o grau de implementação do Anexo 17, que trata da Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita no que tange à Promoção da Cultura, Normatização, Gestão de Risco, Governança, Padronização de Controladores de Voo, Segurança Cibernética e Proteção de Órgãos de Serviços de Tráfego Aéreo.

O Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen, destacou a relevância desta interação com a ANAC e do último resultado positivo alcançado.

“O nível de aderência do Sistema de Controle do Espaço Aéreo deve ser mantido em relação à auditoria anterior, ocorrida em 2019, quando o DECEA obteve o excelente índice de 99,5% de conformidade. Sem dúvidas, ações desta natureza, além do empenho do DECEA, posicionam o Brasil entre os melhores países nas questões afetas à Aviation Security”, afirmou o Oficial-General.

A visita marcou o início de um trabalho conjunto, entre o DECEA e a ANAC, em nome de um transporte aéreo seguro, eficaz, fluido e com menor exposição aos Atos de Interferência Ilícita.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias