Decisão da UE sobre a compra da Air Europa pela Iberia tem prazo estendido

Imagem: Guahoo / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Os reguladores antitruste da União Europeia decidiram estender por 20 dias úteis sua análise sobre a compra da Air Europa pelo IAG Group, disse a Comissão Europeia em um comunicado. A UE iniciou uma “investigação aprofundada sobre a aquisição proposta” depois que o IAG não apresentou os documentos necessários para uma avaliação superficial até o prazo final de 22 de junho. O negócio está estimado em 500 milhões de euros.

O regulador da concorrência da UE havia previamente definido como prazo para uma decisão sobre a aquisição da terceira maior companhia aérea da Espanha em número de passageiros, pela maior – a Iberia – o dia 5 de novembro, mas essa data foi empurrada para 3 de dezembro.

O IAG pode ter que fazer concessões, como renunciar a certas rotas, se quiser obter a aprovação da UE para a aquisição. De acordo com a Reuters, a comissão estendeu seus prazos em uma série de casos de fusão desde o início da pandemia, para permitir que as empresas tenham mais tempo para reunir os dados de parceiros e concorrentes necessários para avaliar os negócios.

“A IAG, que tem a Iberia e Vueling, entre outras, e a Air Europa são companhias aéreas líderes na Espanha. Eles também são os principais fornecedores de conectividade entre a Espanha, o resto da Europa e a América Latina”, disse a vice-presidente da comissão, Margrethe Vestager. “Avaliaremos cuidadosamente se a transação proposta afetaria negativamente a concorrência nas rotas domésticas, de curta e longa distância de e para a Espanha, possivelmente levando a preços mais altos e qualidade reduzida para os viajantes”.

“É importante garantir que a recuperação do setor aconteça em um ambiente competitivo, preservando opções suficientes”, concluiu a presidente da comissão.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias