Início Acidentes e Incidentes

Decolagem muito baixa de avião da Azul em Congonhas vira incidente no CENIPA, mas não será investigada

No final do mês de maio, um vídeo ganhou repercussão na mídia ao mostrar uma decolagem incomum em Congonhas, onde um Embraer E190-E1 da Azul Linhas Aéreas, de matrícula PR-AXX, saiu do solo apenas nos últimos metros da curta pista do aeroporto paulistano.

A cena chama a atenção ao mostrar o jato ultrapassando a sinalização de solo que indica a cabeceira a uma altitude muito baixa, num comportamento de decolagem que difere do que usualmente se vê em Congonhas, um aeroporto crítico, no meio da maior cidade do país e cercado por prédios.

Agora, o CENIPA, órgão da Força Aérea responsável pelas investigações de incidentes e acidentes aéreos, aceitou o registro do caso em seu sistema, o qual foi inserido com a classificação de “Incidente”. Tal classificação corrobora com a opinião de vários pilotos, que entenderam que a decolagem foi realizada fora dos padrões.

Segundo o que consta no sistema do CENIPA, onde são registrados os incidentes, “a aeronave decolou do Aeroporto de Congonhas – Deputado Freitas Nobre (SBSP), São Paulo, SP, com destino ao Aeroporto Santos Dumont (SBRJ), Rio de Janeiro, RJ, a fim de realizar transporte aéreo público regular. Durante a corrida de decolagem, a aeronave decolou à frente do ponto habitual. O voo prosseguiu sem mais intercorrências”.

Além disso, o órgão informa no sistema que não vai abrir uma investigação própria para analisar os fatores que levaram a tal situação. A decisão está em linha com o padrão do órgão. As imagens abaixo foram capturadas pelo canal Golf Oscar Romeo, no Youtube, e mostram o momento exato do incidente.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.