Decolou do Rio de Janeiro o maior avião da FAB, direto ao Egito para a nova fase da operação de repatriação

O KC-30 partindo neste sábado, conforme pode ser acompanhado em tempo real nesta matéria – Imagem: RadarBox

Foi iniciada na madrugada deste sábado, 9 de dezembro, mais uma missão de resgate dos repatriados em áreas de conflito no Oriente Médio, a Operação Voltando em Paz, do Governo Federal.

A aeronave KC-30 (Airbus A330-200), maior modelo da Força Aérea Brasileira (FAB), partiu da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), às 5h08 de hoje, conforme vídeo a seguir, com destino ao Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito. Lá, fará o resgate de repatriados que estão na Faixa de Gaza:

O voo é direto, com previsão de duração de 15 horas, e pouso estimado para as 20h00 (3h00 da madrugada do domingo, 10/12, no horário local). O jato de matrícula FAB2902 pode ser acompanhado em tempo real na tela do FlightRadar24 a seguir, ou na plataforma RadarBox neste link (Obs: pode não aparecer em momento em que o sinal não esteja sendo captado pelos receptores).

Desde o início do conflito no Oriente Médio, já são 1.477 passageiros e 53 animais domésticos resgatados em dez voos, que utilizaram cinco aeronaves da Força Aérea Brasileira.

Por meio de formulário online, cerca de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar ao Brasil. Aqueles que não conseguiram lugares em voos de companhias aéreas privadas passaram a ser atendidos pela Operação Voltando em Paz, seguindo requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças. Até especialistas do Ministério da Agricultura foram envolvidos para garantir o repatriamento de animais domésticos.

Além dos voos de repatriação, duas aeronaves da Presidência levaram à região de conflito alimentos, insumos médicos e purificadores de água. Em 18 de outubro, um VC-2 (Embraer 190) pousou no Egito com equipamentos de filtragem de água e kits de saúde. A carga continha 40 purificadores de água com capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia. Com tecnologia e fabricação brasileiras, os equipamentos são capazes de remover 100% de vírus e bactérias da água. O acesso à água potável é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela população da Faixa de Gaza.

Naquele dia, também foram desembarcados dois kits de saúde. Cada um atende até 3 mil pessoas ao longo de um mês e são compostos por medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, cada kit continha 48 itens, com um total de 267 quilos de materiais.

Em 2 de outubro, outro VC-2 da Presidência da República pousou no Aeroporto Internacional de Al-Arish, Egito, levando 1,5 tonelada de alimentos – arroz, açúcar, derivados de milho e leite – destinados à população da Faixa de Gaza, oferecidos pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em nova ação de ajuda humanitária.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias