Início Empresas Aéreas

Delta faz último voo com o jato regional CRJ-200 da Bombardier

Foto – redlegsfan21

Um dos primeiros jatos regionais dos EUA está se despedindo da Delta Air Lines e marcando o fim de uma era. Derivado do jato executivo Challenger 600, mas com uma fuselagem 6 metros mais comprida, o CRJ-200 é a versão com motores atualizados do CRJ-100, o primeiro jato regional canadense fabricado pela Bombardier.

Levando 50 passageiros, inaugurou o setor que hoje é dominado pela Embraer, sendo bastante popular nas aéreas regionais dos EUA por se encaixar na cláusula de escopo definida pelo sindicato local.

Ao longo de sua história a companhia aérea operou 268 jatos CRJ-200 sob a marca Delta Connection através das terceirizadas SkyWest Airlines, Comair, Endeavor Air, Express Jet e Atlantic Southeast Airlines.

No entanto, com a chegada do ERJ-145 da Embraer o avião acabou perdendo um pouco de espaço e a Bombardier lançou em seguida a versão estendida denominada CRJ-700 e CRJ-900, que encaixam na cláusula de escopo atualizada para até 70 passageiros, trazendo mais economia, conforto e tecnologia.

Com isso, o CRJ-200 foi ficando de lado e hoje só restam 8 aeronaves do modelo na ativa na Delta Connection, todas operadas pela SkyWest. E hoje pela manhã foi realizado o último voo da aeronave, restando apenas os CRJ-700, CRJ-900 e os brasileiros Embraer E170 e E175 na frota regional da Delta.

Sair da versão mobile