Demanda total de passageiros na aviação aumentou 10,7% em comparação com maio de 2023: IATA

A International Air Transport Association (IATA) divulgou dados sobre a demanda global de passageiros em maio de 2024, destacando que a demanda total, medida em passageiros pagos por quilômetros (RPKs), aumentou 10,7% em comparação com maio de 2023. A capacidade total, medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), aumentou 8,5% ano a ano. A taxa de ocupação de maio foi de 83,4% (+1,7p.p. em relação a maio de 2023), um recorde para maio.

A demanda internacional aumentou 14,6% em comparação com maio de 2023. A capacidade aumentou 14,1% ano a ano e a taxa de ocupação melhorou para 82,8% (+0,3 p.p. em relação a maio de 2023). A demanda doméstica aumentou 4,7% em comparação com maio de 2023; a capacidade aumentou 0,1% ano a ano e a taxa de ocupação foi de 84,5% (+3,8 p.p. em comparação com maio de 2023).

“A forte demanda por viagens continua, com as companhias aéreas registrando um aumento de 10,7% ano a ano nas viagens em maio. As companhias aéreas preencheram 83,4% de seus assentos, um recorde para o mês. Com as vendas de bilhetes para viagens no pico de temporada aumentando quase 6% em maio, a tendência de crescimento não mostra sinais de abrandamento. As companhias aéreas estão fazendo tudo o que podem para garantir viagens tranquilas para todos os viajantes durante o pico do verão no hemisfério norte. Mas nossas expectativas em relação aos provedores de serviços de navegação aérea (ANSPs) já estão sendo testadas. Com 5,2 milhões de minutos de atraso no controle de tráfego aéreo acumulados na Europa antes mesmo do início da alta temporada, é claro que os ANSPs da Europa têm desafios não resolvidos. E os 32.000 atrasos de voo durante o fim de semana do Memorial Day em maio mostram que os desafios persistem nos EUA também. As companhias aéreas são responsáveis perante seus clientes; os ANSPs também devem ser. O desempenho dos ANSPs é importante para seus clientes das companhias aéreas e para milhões de viajantes. Todos nós precisamos que eles façam seu trabalho de forma eficiente ”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

A IATA ainda detalhou o crescimento de passengeros por região. As companhias aéreas da Ásia-Pacífico continuam liderando, com um aumento de 27,0% na demanda ano a ano. As transportadoras europeias viram um aumento de 11,7% na demanda ano a ano, enquanto as companhias aéreas do Oriente Médio registraram um aumento de 9,7% na demanda em relação ao ano anterior. As companhias aéreas norte-americanas registraram um aumento de 8,1% na demanda ano a ano.

As companhias aéreas latino-americanas tiveram um aumento de 15,9% na demanda ano a ano e as companhias aéreas africanas registraram um aumento de 14,1% na demanda ano a ano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias