Departamento de Controle do Espaço Aéreo participou do DroneShow Robotic, buscando estreitar laços com o setor

Imagem: DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), uma organização da Força Aérea Brasileira (FAB), apresentou inovações e medidas de segurança no gerenciamento do tráfego aéreo brasileiro durante a semana do DroneShow Robotic, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A participação na maior feira de drones e tecnologia da América Latina teve como objetivo estreitar laços com os outros órgãos reguladores presentes, como o Ministério da Defesa (MD), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), conhecer de perto as inovações tecnológicas, além de ouvir de forma mais direta as necessidades técnicas e operacionais das empresas e dos pilotos remotos propriamente ditos.

Temos várias parcerias com várias empresas que estão desenvolvendo diversas tecnologias desse ramo, principalmente do BR-UTM. Precisamos continuar nesta atividade com diversos atores e continuar principalmente focando no futuro das novas tecnologias. É muito bom ter uma feira como essa anualmente para trazer estes “stakeholders” para conversar e mostrar o que tem de tecnologia aqui e no mundo. O DECEA vai continuar desenvolvendo todo esse tipo de atividade em prol de um novo tipo de serviço que será prestado no futuro”, declarou o Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

O DECEA teve espaço no Seminário Regulamentação para Drones, do DroneShow Robotic, com a apresentação do tema: Os avanços do BR-UTM implementado pelo DECEA, realizada pelo Major Aviador Rodrigo Gonzalez Martins de Magalhães, Chefe do Setor de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada e no Fórum eVTOL- Mobilidade Aérea Avançada e Aeronaves Inovadoras, com o Capitão Márcio André da Silva, Gerente do Projeto Mobilidade Aérea Urbana (UAM) do DECEA e Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, abordando sobre a integração dos eVTOLs à cidade e ao espaço aéreo urbano e regional.

A Equipe de especialistas do DECEA esteve à disposição, no estande do Departamento, para esclarecer dúvidas sistêmicas e sobre a regulamentação dos drones, prestar monitoria sobre as funcionalidades do Sistema para Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo por Aeronaves Não Tripuladas (SARPAS) e interagir com o público ampliando uma maior visibilidade e conhecimento do sistema.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias