Início Aeroportos

Deputado pede cancelamento da portaria que deu controle do Aeroclube do Amazonas à Infraero

Aeroporto de Flores, em Manaus – Imagem: Jose Zamith / CC BY 3.0 BR, via Wikimedia

Na última quinta-feira (30), durante a Sessão Plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) realizou uma Cessão de Tempo para debater portaria nº 514, do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, publicada na última segunda-feira (27), que autoriza a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a administrar, operar e explorar o Aeródromo de Manaus, no Aeroporto de Flores.

De acordo com o parlamentar, a decisão do Ministério de Portos e Aeroportos pegou os gestores do Aeroclube do Amazonas de surpresa. O deputado Sinésio Campos (PT) decidiu abrir espaço para que os representantes do Aeroclube se manifestassem no plenário da Aleam. “Fomos surpreendidos pela decisão do ministro de portos e aeroportos e me causou estranheza a forma como foi conduzida. É o momento de levarmos a sério o transporte aéreo, lembrando o papel social do Aeroclube, que é o único que forma pilotos, comissários de bordo e atende de forma eficiente os deslocamentos no nosso estado que tem distâncias continentais. São mais de 1000 empregos diretos e indiretos gerados atualmente pelo Aeroclube”, afirmou o parlamentar.

Durante a sessão, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se manifestou sobre o assunto por meio do telefone. O Ministro ouviu as reivindicações dos representantes do Aeroclube e sugeriu a realização de uma reunião envolvendo o Ministério dos Portos e Aeroportos, o presidente da Infraero, representantes do Aeroclube do Amazonas e parlamentares estaduais.

Conversamos com o Ministro Silvio Costa na frente de todos. Mesmo o ministro estando em Dubai, acompanhando uma agenda do presidente Lula, ele nos atendeu e se colocou à disposição para encontrarmos uma solução para o problema. Estamos fechando uma agenda entre os dias 13 e 14 de dezembro para apresentarmos nossas demandas ao ministro. Pedi desde já que seja cancelada a portaria 514, já que não houve debate prévio com os amazonenses. Vamos aproveitar essa oportunidade para realizar um debate muito mais amplo sobre o transporte aéreo no Amazonas, relatar nossas dificuldades e buscar melhorias aqui para o nosso estado”, concluiu o deputado Sinésio Campos.

Durante a Cessão de Tempo, requerida pelo deputado Sinésio Campos, o presidente do Aeroclube do Amazonas (ACA), Luiz Mário Peixoto, explicou a importância da instituição para o estado. “O Aeroclube realiza cursos de formação na área da aviação, com instrução de cursos de paraquedismo e aeromodelismo. Além disso, o suporte médico e aeromédico e as remoções de pacientes graves e de cadáveres sai e chega pelo Aeroclube”, esclareceu Luiz Mário Peixoto. Também se manifestaram a Diretora Jurídica do Aeroclube do Amazonas, Eliane Regina, e o Coordenador de Instrução de Voo, Erasmo Melo.

Informações da Assembleia Legislativa do Amazonas

Leia mais:

Sair da versão mobile