Desafio de Voo Sustentável da SkyTeam está confirmado para 2023 e aéreas de fora podem entrar

O Desafio de Voo Sustentável (TSFC) é uma maneira de incentivar as companhias aéreas globais a acelerar suas jornadas de sustentabilidade, encontrando novas maneiras de reduzir a pegada de carbono das viagens aéreas. Ele foi lançado em maio de 2022 e reuniu 16 companhias aéreas da SkyTeam na busca por soluções inovadoras para tornar os voos o mais ambientalmente sustentáveis ​​possível. 

Com base no know-how e experimentando novas ideias, essas companhias aéreas completaram um total de 22 voos de médio e longo curso que já faziam parte de suas malhas existentes.

O TSFC gerou centenas de novas ideias para tornar as viagens aéreas mais ecológicas e melhorou coletivamente a eficiência operacional em 15% nos voos operados como parte do desafio, medido pela intensidade de CO2. Com base nesses esforços de sustentabilidade, muitas das novas ideias do desafio do ano passado serão adotadas pelas companhias aéreas participantes como parte do TSFC 2023.

“A transformação necessária para reduzir o impacto ambiental da aviação não pode acontecer trabalhando isoladamente. Nossos membros estão compartilhando uma riqueza de ideias criativas e mostrando imenso comprometimento em nossa ousada ambição de tornar o The Sustainable Flight Challenge uma força de mudança”, disse Patrick Roux, CEO e diretor administrativo da SkyTeam. 

“Com sustentabilidade, um pilar fundamental da estratégia da SkyTeam, estamos entusiasmados em estender o desafio deste ano a outras companhias aéreas e parceiros do setor para despertar mais criatividade e encontrar mais inovações. Ao compartilhar conhecimento e soluções viáveis, podemos oferecer uma experiência mais sustentável para os clientes, ajudando a descarbonizar a aviação para proteger melhor o planeta”.  

Soluções compartilhadas

O aprendizado coletivo é fundamental para o programa. Todas as companhias aéreas participantes se comprometem a compartilhar aprendizados em código aberto, respeitando os limites da lei de concorrência, para ajudar a impulsionar a mudança do setor. 

Em agosto de 2022, as companhias aéreas participantes apresentaram suas melhores inovações em um seminário de dois dias para promover as melhores práticas que podem ser implementadas para ajudar a tornar as viagens mais sustentáveis.

Os voos TSFC do ano passado foram avaliados em 14 categorias por um painel de jurados independente. O painel foi composto por diversos especialistas internacionais em sustentabilidade e indústria da aviação, liderados pelo ex-primeiro-ministro holandês e ativista ambiental, professor Dr. Jan Peter Balkenende.

As companhias aéreas que participaram do Desafio de Voo Sustentável inaugural incluíram Aerolineas Argentinas, Aeromexico, Air Europa, Air France, China Airlines, Delta Air Lines, Garuda Indonesia, ITA Airways, Kenya Airways, KLM, KLM Cityhopper, Korean Air, Saudia, TAROM, Vietnam Airlines e Xiamen Air.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias