Desempenho do Transporte Aéreo: Queda de 18,9% nas reclamações por passageiros em 2023, aponta ANAC

Imagem: Domínio Público / CC0 1.0

O Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo referente ao terceiro trimestre de 2023, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), revelou dados animadores para o setor. Houve uma queda significativa de 18,9% no número de reclamações a cada 100 mil passageiros em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Entre julho e setembro deste ano, as empresas aéreas brasileiras receberam um total de 21.253 reclamações registradas na plataforma Consumidor.gov.br, enquanto transportaram 29.757.296 passageiros pagos, resultando em uma média de 71,4 reclamações a cada 100 mil passageiros. Este número representa uma redução expressiva de 18,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Além disso, o número absoluto de reclamações também registrou uma redução de 8% na mesma comparação.

No cenário das empresas nacionais, a Gol obteve o menor índice com 62,5 reclamações a cada 100 mil passageiros, seguida pela Latam (65,1) e pela Azul (69,8). Entre as empresas estrangeiras que operam no Brasil, a United Airlines liderou o ranking com 53,7 reclamações a cada 100 mil passageiros, seguida pela Aerolíneas Argentinas (65,1) e Air France (80,5).

O índice de solução de problemas atingiu a marca de 82,4%, o que representa um aumento notável de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. A nota média de satisfação com o atendimento das empresas alcançou 3,6 em uma escala de 1 a 5, um aumento de 8,7% em relação ao ano anterior.

No entanto, é importante notar que o tempo médio de resposta às reclamações aumentou em 14,4% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 4,9 dias.

As empresas nacionais se destacaram com os melhores índices de solução e satisfação, com a Azul atingindo um índice de solução de 91%, a Latam com 86,2% e a Gol com 83,7%.

O boletim também destacou os temas mais reclamados pelos consumidores no trimestre, que incluíram Alteração pela empresa aérea (20,4%), Alteração pelo passageiro (15,7%) e Reembolso (15,2%).

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Aeroporto de Viracopos

Iniciado pelo Aeroporto de Viracopos o Projeto “Guardiões de VCP”, voltado...

0
A ação consiste na realização de atividades e palestras que visam promover a conscientização sobre os perigos das interferências externas