Início Acidentes e Incidentes

Devido a incidente, Embraer 195 foi visto fazendo dois “três meia zero” com trem baixado antes de pousar em Viracopos

O Embraer 190 realizando o 360º com trem de pouso baixado, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Uma cena bastante interessante para quem gosta de aviação foi captada pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na manhã do domingo, 8 de outubro, como pode ser visto novamente no vídeo apresentado abaixo.

Na ocasião, devido a um incidente em uma decolagem, um avião Embraer 195 que chegava para pousar precisou realizar dois “três meia zero”, ou seja, duas voltas de 360º, quando já se aproximava para o aeroporto do interior paulista, com trem de pouso baixado.

A gravação a seguir mostra as cenas, acompanhadas da frequência de comunicação de tráfego aéreo, apresentando desde o aviso do incidente na decolagem até o pouso do E195. Abaixo do vídeo, veja mais algumas informações.

Como visto nas cenas acima, um ATR 72-600 da Azul decolou para o voo AD-2794 e o piloto reportou uma possível colisão com ave, durante o início de sua corrida de decolagem. Com isso, logo depois, já foi possível ver um veículo se deslocando para a pista, para realizar verificação e, se necessário, a remoção da ave.

No mesmo momento em que o veículo se dirigia à pista, a piloto do voo AD-9352, este feito com um Embraer 195, iniciava a comunicação com o controlador de tráfego aéreo, pois se aproximava do aeroporto para o pouso.

Assim, o controlador orientou a realização de um “três meia zero” pela esquerda, para que houvesse tempo de verificação da pista antes da aproximação final para o pouso. Geralmente, o grande movimento de aeronaves na maior parte do dia em Viracopos não permite que haja tempo para realizações de procedimentos de espera como este, porém, como se tratava de um horário sem outros tráfegos, foi possível a realização e, por consequência, a gravação do interessante momento pela câmera ao vivo.

Pouco tempo depois, quando já completando boa parte do círculo de espera, o voo AD-9352 foi orientado a repetir o procedimento, pois o veículo do aeroporto ainda estava na pista, realizando a remoção da ave.

Após mais um 360º, e ainda após uma decolagem de outro avião assim que a pista foi liberado, o Embraer 195 completou a aproximação e o pouso.