Divulgados os 5 aeroportos ganhadores do prêmio Via Viva 2023 do Ministério dos Transportes

Aeroporto de Macaé – Imagem: Zurich Airport Brasil

O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, apresenta as onze concessionárias do setor de transportes que foram reconhecidas neste ano por suas boas práticas em gestão com foco no desenvolvimento sustentável nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário.

Os vencedores do Prêmio Via Viva 2023 foram anunciados ontem, 8 de novembro, no encerramento do 7º Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes – Via Viva.

Neste ano, o fórum teve como tema “Transição Ecológica na Infraestrutura de Transportes”, reunindo gestores públicos, acadêmicos, cientistas, representantes de empresas ligadas ao setor e da sociedade civil para a troca de informações e para a busca de alternativas e soluções para a construção de políticas públicas eficientes.

Por dois dias, especialistas dos setores público e privado debateram temas como descarbonização do setor; transição energética; infraestrutura de transportes terrestres resiliente; justiça climática e social; infraestrutura e biodiversidade; sustentabilidade e ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança).

As conversas estavam todas alinhadas ao Novo PAC do Governo Federal, que vincula todos os projetos ao Plano de Transição Ecológica e ao combate à crise climática com justiça social e geração de emprego e renda.

O segundo e último dia de seminário também foi marcado pelo lançamento do livro digital Via Viva 2023, que reúne os melhores trabalhos técnico-científicos referentes a rodovias e ferrovias.

“O objetivo do Ministério dos Transportes é estimular uma mudança de consciência, uma evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor. Ficamos satisfeitos de ver que muitas empresas já entendem a urgência de termos uma agenda sustentável fortalecida e esperamos que cada vez mais alinhadas aos nossos objetivos”, afirmou o subsecretário de Sustentabilidade, Cloves Benevides.

A decisão pelos vencedores do prêmio é baseada no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), que avalia a evolução das experiências adotadas pelas empresas com foco na gestão socioambiental e institui os parâmetros para avaliar a eficácia e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos de cada segmento.

Os vencedores da Categoria Aeroportuária foram os seguintes:

Primeiro colocado Classe I (abaixo de 200 mil passageiros ao ano)
– Macaé Airport – Zurich Airport Brasil

Primeiro colocado Classe II (200 mil a 1 milhão de passageiros ao ano)
– Porto Velho Airport – VINCI Airports
– Boa Vista Airport – VINCI Airports

Primeiro colocado Classe III (1 a 5 milhões de passageiros ao ano)
– Floripa Airport -Zurich Airport Brasil

Primeiro colocado Classe IV (mais de 5 milhões de passageiros ao ano)
– Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – BH Airport

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.