Início Mercado

Dois Boeing 747-8 retidos na Rússia podem obrigar a ABC a pagar indenização de US$ 406 milhões

Avião Boeing 747-8F AirBridgeCargo
Imagem: AirBridgeCargo

A BOC Aviation Ltd, uma das maiores arrendadoras de aeronaves do mundo, conseguiu uma decisão vitoriosa na semana passada em um tribunal dos Estados Unidos contra a AirBridgeCargo Airlines e sua controladora russa Volga-Dnepr Logistics. O juiz Lewis Liman, em Manhattan, sentenciou a empresa russa a pagar US$ 406,2 milhões em indenização por inadimplência de arrendamento de três cargueiros Boeing 747-8.

O caso teve por pano de fundo a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, que resultou na imposição de sanções e restrições às transportadoras russas que usavam aeronaves arrendadas no exterior. A BOC Aviation foi incapaz de recuperar os aviões e motores, que ficaram presos na Rússia.

O locador conseguiu recuperar apenas um avião e dois motores, enquanto os outros dois aviões e motores permanecem naquele país. Liman rejeitou as defesas das partes réus, argumentando que o governo russo efetuou uma apreensão, impedindo a utilização dos aviões fora da Rússia.

Segundo fontes da indústria, a falta de termos padronizados e de tradição de contratos sigilosos tornou difícil para os arrendadores agruparem suas reivindicações em uma ação coletiva. O acionista majoritário da BOC Aviation é o Bank of China Ltd (601988.SS).

Indagada pela Reuters, a BOC não quis comentar sobre o caso. Advogados das partes réus não se manifestaram. O julgamento ocorreu no dia 3 de abril e a sentença foi proferida em 57 páginas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile