Dois grandes aviões de passageiros são danificados em colisão em aeroporto no Japão durante taxiamento

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Dois grandes aviões de passageiros acabaram danificados nesta terça-feira, 16 de janeiro, em um aeroporto no Japão, após uma colisão ocorrida no final da tarde (final da madrugada no horário de Brasília), quando um deles partiria para o voo.

Os aviões envolvidos, segundo os reportes preliminares, seriam um Airbus A330 da companhia aérea sul-coreana Korean Air e um Boeing 777 da chinesa Cathay Pacific, que entraram em contato no Aeroporto New Chitose, em Hokkaido, Japão, por volta das 17h30, horário local, em meio a uma nevasca:

Boeing 777 da Cathay, semelhante ao envolvido na ocorrência
Airbus A330 da Korean, semelhante ao envolvido na ocorrência – Imagem: weichen_kh / CC BY-NC-ND 2.0, via Flickr

A aeronave da Cathay Pacific estava estacionada no pátio, sem passageiros a bordo, quando foi atingida, na parte inferior de sua cauda, pela ponta da asa do avião da Korean Air, que era movimentado por um veículo de reboque para a partida rumo a Seul.

Segundo reporta a NHK, havia 280 passageiros e tripulantes a bordo do avião da Korean Air, mas, o Corpo de Bombeiros informou que não houve incêndio e as informações preliminares indicam que ninguém ficou ferido.

Dezenas de voos de e para o Aeroporto New Chitose foram cancelados hoje devido a nevascas.

Atualização: em nota, a Korean Air informou que seu voo afetado foi o 766, que partiria do New Chitose, e não que havia pousado, como reportado previamente pela mídia japonesa.

“Uma aeronave da Korean Air entrou em contato com uma aeronave da Cathay durante o pushback no aeroporto de New Chitose (Sapporo). Não houve feridos e a companhia aérea está cooperando com todas as autoridades relevantes. A Korean Air fará o melhor para atender os passageiros com segurança, despachando rapidamente os remanescentes”, disse a empresa sul-coreana em seu comunicado.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias