Início Empresas Aéreas

Dois primeiros jatos Airbus A321 cargueiros da Azul tornam-se conhecidos

Junto com a atualização mensal do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da ANAC, tornaram-se conhecidas as duas primeiras matrículas reservadas para os futuros jatos Airbus A321F da Azul Linhas Aéreas, que deverão chegar no próximo ano para substituir os combalidos Boeing 737-400F.

O A321F leva até 28 toneladas de carga, 8 toneladas a mais que o 737-400F operado pela Azul. Em entrevista alguns anos atrás, Izabel Reis, Diretora da Divisão de Carga, dizia que a capacidade adicional encaixa no modelo da Azul, que pretende utilizar o jato além da principal rota do 737 hoje, que é Campinas – Manaus, historicamente a rota cargueira mais importante do país.

De acordo com os dados do RAB, a Azul reservou as matrículas PS-AJA (MSN 2741) e PS-AJB (MSN 2759), duas aeronaves com mais de 18 anos de serviço e que foram originalmente encomendadas pela China Southern Airlines, onde voaram com a configuração de passageiros.

Na época, a diretora citou que o Cone Sul e Miami estavam na mira da empresa cargueira, que poderia competir em alguns mercados com as outras forças do setor na região, como a Latam Cargo e a Avianca Cargo, essas duas com uma operação muito maior.

A redução de custo é um dos benefícios que a Azul terá com o A321F, já que os pilotos que voam atualmente os jatos A320neo e A321neo têm a mesma habilitação para o futuro jato cargueiro, assim como a manutenção é bem similar, sendo a única grande diferença os motores dos aviões A321neo e A321ceo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.